Equipe da Secretaria de Assistência Social conquista 1° lugar em seminário nacional

No último dia 3 de dezembro, no 2° Seminário Nacional de Direito e Assistência Social, em Brasília, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, formada por Sybil Dietrich, Denis C. Musial, Amanda Fernandes e Eliane Bach F. Rangel, recebeu menção honrosa pelo desempenho conquistado 1° lugar na apresentação de melhor pôster. O certificado foi conferido aos participantes pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome por meio de sua Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

 
Secom Prefeitura de Irati
O grupo participou na categoria “O SUAS NO SISTEMA FEDERATIVO BRASILEIRO”, e conquistou o certificado pelo desempenho na confecção de um pôster acerca do reordenamento nas atividades do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, o CREAS. A psicóloga da Secretaria de Assistência Social, Sybil Dietrich explica: “A organização atual das ações do CREAS em Irati partem dos princípios de territorialidade e matricialidadesociofamiliar, com objetivo de evitar  a culpabilização revitimizaçãodo indivíduo, isso significa que, o trabalho não é por demanda ou especialidade( atendimento à mulher, criança ou idoso), nesse caso, de matricialidade, o indivíduo não é tratado isoladamente, o foco éa  família e todo o contexto sócio histórico, pois geralmente não é um único membro da família que está na situação de risco e vulnerabilidade social”, conta Sybil. Já a questão da territorialidade, segundo Denis, parte do ponto em que o território em que se insere a família também deve ser analisado, pois grande parte das respostas para essas vulnerabilidades podem ser encontradas a partir do momento em que estudos são feitos no local.

Todo esse embasamento teórico do reordenamento feito pela equipe no CREAS foi resumido em um artigo que chegou a ser escolhido em Brasília e recebeu o certificado de 1° colocado entre os pôsteres apresentados no 2° Seminário Nacional de Direito e Assistência Social.

Secom Prefeitura de Irati