São Mateus do Sul: Ações da Secretaria de Assistência Social

Compete à Secretaria Municipal de Assistência Social a gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, oferecendo serviços, programas, projetos e benefícios de Proteção Social Básica e Especial para a família, indivíduos e pessoas que deles necessitarem. Tem como objetivo a proteção social da família, acolhendo em suas necessidades básicas, de sobrevivência, convivência familiar e comunitária, considerando o bairro e a comunidade onde vivem e que tipo de proteção elas necessitam. A Secretaria de Assistência Social é comandada por Marina Joana Silva Gaspar Ledur.
 

Centro de referência de Assistência Social

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) atua como principal porta de entrada dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), responsável pela organização e oferta dos Serviços de Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social, desenvolvendo atividades continuadas que objetivam a melhoria da qualidade de vida da população, fortalecendo os vínculos familiares, de caráter proativo e protetivo.

Entre os serviços oferecidos destacamos: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV; Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas; Atendimentos individualizados e visitas domiciliares realizados por assistentes sociais para acompanhamento/orientação familiar e averiguação de denúncias; Benefícios Eventuais (alimentação, vestuário, documentação civil, funeral); Orientações e Encaminhamento para acesso ao Benefício de Prestação Continuada/BPC; Cadastro Único para programas sociais; Programa do Leite e Programa Bolsa Família; Campanhas e palestras socioeducativas (Combate à Pedofilia e Violência contra pessoa idosa);


Cursos profissionalizantes: PRONATEC/BSM, SENAI e SENAC:

Durante o ano 2014 foram ofertados cinco cursos em parceria com o SENAI: 01 turma - Mecânico de Automóveis Leves; 01 turma - Eletricista Industrial; 01 turma - Eletromecânica de Automóveis; 01 turma - Mecânico de Máquinas Industriais; 01 turma-  Eletricista Predial de Baixa Tensão. Entre estes cursos, se formaram 70 novos profissionais das áreas afins.  Em parceria com o SENAC, em 2014, foram ofertados seis cursos: 02 turmas de cabeleireiro, com 42 alunos; 02 turmas de manicure e pedicure, com 42 alunos; 03 turmas de operador de computador, com 63 alunos; 03 turmas de montador e reparador de computador, com 63 alunos; 01 turma de bijuteria, com 20 alunos; 01 turma de costureiro, com 20 alunos. No total, foram matriculados 250 alunos.



Atendimento

- Assistentes sociais: realiza atendimentos na sede do CRAS e visitas domiciliares para acompanhamento e verificação de denúncias; (BPC, Carteira do Idoso, Passe Livre Municipal, benefícios eventuais, encaminhamentos a rede de atendimento socioassistencial e demais parceiros, inclusão em serviços PAIF e SCFV)
- Educador social/pedagogo: realiza acompanhamento de programas e projetos da rede socioassistencial, realização de palestras informativas sobre o CRAS e áreas afins;
- Operadores do cadastro único: trabalha na inclusão no cadastro único, acesso aos programas sociais (quando com perfil). Mensalmente são realizados cerca 150 cadastros novos e, em relação aos beneficiários da Bolsa Família, existe aproximadamente cerca de 1853 beneficiários/mês, além de recadastramento, que no mês de outubro chegou a 300.

- Recepção: cursos ofertados através do PRONATEC, em parceria com SENAI E SENAC. Atualmente, cerca de 550 pessoas por mês passam pelo CRAS solicitando alguma informação, nestes casos a equipe esta pronta a atender e encaminhá-los aos serviços necessários.

Serviço de atendimento à situação de calamidade pública

Atendimento às famílias atingidas mediante cadastro da Defesa Civil, estas famílias receberam cesta básica, kits de limpeza e higiene, vestuário, calçados, colchões, travesseiros, cobertores, móveis entre outros, com custeio próprio do município e também das doações recebidas através da PROVOPAR E Defesa Civil, bem como doações da comunidade.

Foram realizados 1147 cadastros da Defesa Civil - doações realizadas nos meses de junho a agosto.
Em 2014, foi realizada a Adesão ao CRAS Volante com cofinanciamento do Governo Federal para extensão dos serviços ofertados pelo CRAS nas áreas rurais do município. Composição da equipe de referência e início das ações a partir de 2015.

Aquisições 2014: ocorreu a mudança do CRAS para um espaço amplo e acessível a todos os usuários, bem como aquisição de mobiliário e material pedagógico e de artesanato visando à melhoria na qualidade dos serviços prestados.

Equipe de Referência do CRAS composta por: Coordenadora (01), Assistentes Sociais (02), Educador social/Pedagogo (01), Operadores do Cadastro Único (02), Serviços Gerais (02), Motorista (01) e estagiários (02).
Endereço: Rua Agenor Nascimento, 831 – Centro (próx. Polícia Militar)
Telefone: 3912-7085 ou 3912-7086
Projetos de proteção social básica - Centro da Juventude - CEJU

PROJOVEM Adolescente: Foi oferecido um curso de Auxiliar Administrativo com início em  11/02/2014 e término em 03/06/2014, ministrado por Hugo Lopes; II comemoração do dia das crianças; oficina de iniciação musical; oficina de informática; palestras informativas realizada por profissionais de diversas áreas; campanha de combate à pedofilia; oficina de esportes; oficina de dança; apresentação do grupo de dança na cidade de União da Vitória; festa junina; oficina de ginática rítmica e dança de rua; oficina de teatro; contação de histórias nos CMEIs; Projeto Criança Cidadã e Aconchego Materno; participação no encontro dos CEJUs.

Aquisições 2014: Material pedagógico visando melhorias na qualidade do serviço prestado.
Portal do Saber: Oficinas temáticas; Visitas dos alunos à Biblioteca Pública, Empresa Baldo e Casa da Memória; Passeio ao Shopping Palladium de Ponta Grossa e Cinema; Campanha de Combate à Pedofilia; Páscoa, Festa Junina; Semana da Criança, Palestra com profissionais de diversas áreas; Cinema 6D. Aquisições 2014: Melhorias no espaço físico, reforma das salas e aquisição de material pedagógico, visando melhorias na qualidade do serviço prestado.

Grupos da melhor idade: Cadastro de todos os integrantes, Exercícios físicos, palestras socioeducativas, Baile Regional, Campanha contra a pedofilia, Dia das mães, Campanha contra a violência ao idoso, Festa junina, Eleições para gestão de cada grupo, Transporte. Chá da melhor idade, Viagem para praia, Escolha da Miss melhor idade e almoço de confraternização de final de ano.
Clube de mães: Cursos realizados pelo SENAR através Sindicato Rural Patronal – 17 turmas do Curso de panificação, 08 turmas do curso Conserva, molhos e temperos, 02 turmas do curso Geleias, doces de corte e doces pastosos e 01 turma do curso Derivados do leite. Demais cursos: 14 turmas Curso de Manicure, 14 turmas Curso de Pedicure e 14 turmas Curso Adesivo para unhas, 06 turmas Curso Limpeza de Pele, 06 turmas Curso Maquiagem, 04 turmas curso Flores em E.V. A, 18 turmas curso Chocolate caseiro.

Proteção social especial de média complexidade

CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). É uma unidade pública estatal, de abrangência municipal, referência para a oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e/ou social, por violação de direitos. Entre as quais se destaca:
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI; Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC); Serviço Especializado para pessoas em Situação de Rua, que tem por finalidade: Acolhida; Escuta qualificada; Elaboração de Estudo Social/ relatórios; Orientação sociofamiliar e psicológica; Atendimento e acompanhamento psicossocial; Visitas Domiciliares; Palestras educativas; Encaminhamentos intersetoriais; Grupo de Jovens e de Família; Trabalho integrado com os órgãos de defesa de direitos: Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário; Trabalho integrado com as demais políticas públicas, programas sociais e rede socioassistencial.