Produtos e serviços são apresentados aos prefeitos na reunião da Amcespar

Os prefeitos da região Centro Sul  reuniram-se no dia 21 para discutir alguns temas de interesse comum e assistir a apresentações sobre diversos assuntos como a Feira  Agronegócio  Brasil e alternativas de incremento de receitas. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná, Amcespar, no período da manhã, e  teve a presença dos prefeitos de Rebouças, Claudemir dos Santos Herthel ; de Inácio Martins, Marino Kutianski;  de Mallet Rogério da Silva Almeida;  de Fernandes Pinheiro, Oziel Neivert;  de Imbituva, Bertoldo Rover; e de Irati, Odilon Burgath, que participou das discussões finais.

Letícia Torres/Hoje Centro Sul
O  tema mais urgente da reunião foi a Patrulha do Campo. Representantes do escritório regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) explicaram aos prefeitos  o porquê da paralisação dos serviços  da Patrulha.  De acordo com integrantes do DER, no período de final de ano, de modo geral havia muito pouca produtividade das patrulhas devido ao fato de várias prefeituras paranaenses darem férias coletivas aos funcionários em dezembro.

Outro fator comentado pelos representante do DER de Irati  para justificar a interrupção dos serviços é o final de mandato do atual governador e a necessidade de fechamento das contas. "Todo o Estado está em redução de despesas para fechar as contas e a patrulha teve que parar", afirmou a engenheira do DER Lucimara Faria. A boa notícia, segundo ela,  é que em 05 de janeiro os trabalhos de recuperação de estradas rurais desenvolvido pela Patrulha do Campo deverão ser retomados. Na região Centro Sul, duas patrulhas (com dez equipamentos rodoviários cada uma) tem sido utilizadas pelos municípios em sistema de rodízio.

Membros de várias empresas  apresentaram produtos e serviços aos prefeitos, como uma capinadeira a fogo, que pode reduzir custos para a limpeza de ruas e calçada. Também uma consultoria em gestão financeira, que se propõem a auxiliar os municípios a evitar desperdícios cotidianos e otimizar os recursos e uma  consultoria para a análise das unidades consumidoras de energia elétrica do município, com intuito de apontar cobranças inadequadas nas contas de luz de colégios, praças e prédios alugados pelo poder público, o que pode resultar em recuperação administrativa de recursos.
Ainda houve  explanação sobre a Feira Agronegócio Brasil, que ocorre em Irati entre os dias 20 e 23 de maio de 2015, com o objetivo de estimular e promover a geração e a realização de negócios entre fornecedores   e consumidores de máquinas, equipamentos, produtos, insumos, tecnologias e serviços em todos os setores da cadeia produtiva do agronegócio, agroindústria e de transformação que abrangem a produção animal e vegetal.

Portas fechadas

Após a primeira parte da reunião, os prefeitos  conversaram em particular  sobre o recesso no final de ano, o andamento  dos planos municipais de saneamento básico e resíduos sólidos e as eleições da Amcespar, que devem ocorrer em janeiro.

Letícia Torres