Campeonatos esportivos de Rio Azul são destaque na região

Em Rio Azul, o incentivo ao esporte vem chamando a atenção. Neste ano, cerca de R$ 300 mil foram investidos para o fomento de diversas modalidades no município. Como resultado, a Secretaria de Esportes e Recreação de Rio Azul promove, desde o início do ano, campeonatos municipais de atletismo, bilhar, bocha, futebol, futebol sete (suíço), futsal, handebol, tênis de mesa, truco e vôlei.


Assessoria PMRA
O secretário de Esportes e Recreação de Rio Azul, José Ambrósio Zen, explica que o objetivo principal da secretaria é contemplar o máximo de modalidades possíveis. “Esporte tem que ser trabalhado assim, tem que dar atenção para todos, para que as pessoas possam ter opções”, afirma. Segundo ele, o apoio da população é grande e serve como incentivo para os organizadores. “Caso  não tenha campeonato, dá briga. O povo cobra bastante da gente. Isso é bom, porque vemos que as pessoas estão realmente envolvidas com o esporte. Eu acho que a população de Rio Azul é bastante desportiva”, completa.

O secretário conta que o sucesso no âmbito esportivo acontece graças a uma parceria com as escolas do município. “Os treinos são focados nas escolas. Nós cedemos o espaço e os materiais e as escolas fornecem os professores. Os colégios do interior, apesar da dificuldade, também participam bastante e utilizam os ginásios para a prática esportiva”, diz. Ainda segundo ele, os campeonatos municipais proporcionam momentos de lazer, saúde e diversão para todos os moradores. “Esporte não é só competição. No caso dos campeonatos, as pessoas se divertem, têm um momento para esquecer os problemas de casa e podem se socializar, fazer novas amizades. Além disso, é uma prática saudável. O esporte proporciona muitas coisas boas, ele te prepara para muitos desafios da vida”.

Assessoria PMRA
Assessoria PMRA
Apesar do grande incentivo ao esporte, José Ambrósio Zen afirma que faltam professores de educação física no município. “Aqui na cidade faltam professores, o número de formados não é suficiente para nossa demanda. Se houvesse um maior número, com certeza teríamos muito mais projetos”, destaca. Igor Popovicz, assistente administrativo, participa de diversos campeonatos municipais e conta que os torneios atraem muitos moradores. “Eu jogo de tudo: vôlei, futebol e futsal. É muito bom existirem iniciativas como estas, porque movimentam a cidade e o esporte chama muitos moradores, o pessoal gosta de vir assistir e participar”, completa.

Ele explica que além de participar dos eventos, também colabora na organização. “Eu sempre monto time para disputar os campeonatos, procuro sempre estar envolvido. Quando estou de folga no trabalho, eu também ajudo na organização dos torneios”, diz. Igor destaca que o número de participantes aumentou devido a mudanças promovidas na organização das competições. “O número de pessoas participando cresceu. Isso, porque agora a prefeitura paga a arbitragem. Antes, tínhamos que fazer parcerias ou até vaquinha para pagar os árbitros, o que ficava muito caro e, por isso, menos pessoas participavam dos campeonatos”, finaliza.

Kyene Becker