Irati: Escola Estadual PIO XII realiza 2ª Noite Cultural

A Escola Estadual Pio XII, de Irati, realizou a 2ª edição do projeto Noite Cultural, com apresentação artística dos alunos do 6° ao 9°ano, na quinta-feira (16). Compareceram ao evento aproximadamente 300 pessoas.

Gildo Silva/Hoje Centro Sul
Foram convidados para o evento pais e patrocinadores do projeto. Os alunos realizaram 15 apresentações artísticas, entre declamação de poesias, músicas e dança. “Iniciamos esse projeto porque era necessário explorar as boas práticas dentro da escola e não exaltar os problemas”, comenta a diretora da escola, Regina Demeterko Stadykoski.

Ocorreu, junto com a Noite Cultural, o lançamento do livro 'POESIA- Prazer em ler' com poemas escritos pelos alunos através do projeto Leitura de Textos Poéticos, da professora de Língua Portuguesa, Salete Franczak. “Esse projeto foi desenvolvido junto ao PDE [Programa de Desenvolvimento Educacional] do Governo Estadual, que é uma forma de capacitação para o professor, [...] durante a implementação do programa, desenvolvemos o projeto relacionado ao tema da poesia em sala de aula”, relata Salete.

Os pais de alunos acreditam que a interação com as atividades da escola, proporcionada pelos projetos, é relevante. “Gostamos da atividade, pois anteriormente não conhecíamos muito os projetos da escola, e com essas apresentações percebemos o quanto é importante trabalhar a cultura com os alunos”, diz Paulo Vicente Fillos e Luciane Fillos, pais de Stefani Fillos, uma das alunas que participou do projeto Leitura de Textos Poéticos’.

A impressão do livro foi patrocinada por um supermercado da cidade, que tem uma de suas lojas próxima à escola. Segundo o gerente de uma das unidades do mercado, Sivonei Ronik, "incentivar as crianças é garantir um futuro melhor para a cidade, pois estamos não só formando profissionais, mas bons cidadãos".

A Noite Cultural durou cerca de duas horas e contou com a presença dos pais, profissionais da escola e os patrocinadores do projeto do livro POESIA – Prazer de ler poesia.

Gildo Silva/Hoje Centro Sul