Presos colocam fogo em colchões na Delegacia de Irati

Na tarde desta terça-feira, dia 30, por volta das 16h30, detentos da 41ª Delegacia de Polícia Civil de Irati colocaram fogo em colchões de uma das celas da carceragem. De acordo com relatos dos agentes, a atitude se deu devido a brigas entre os presos e como tentativa de fuga.

Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para, em apoio à Polícia Civil,  conter o fogo e acabar com  a briga entre os detentos. A situação foi contornada rapidamente pela força policial.

Na sequência, três presos foram encaminhados para atendimento médico pela Polícia Militar.


O fato da carceragem localizar-se na área central de Irati é motivo de preocupação para a população iratiense. Tanto que na manhã de hoje (30), representantes de diversas entidades reuniram-se para discutir as ações que podem ser tomadas em conjunto entre a sociedade civil e o poder público (municipal e estadual) para a construção de  uma cadeia pública.

O objetivo é unir esforços em prol da causa, pois representantes do  Conselho da Comunidade, Polícia Civil, Polícia Militar, Observatório Social e Ordem dos Advogados do Brasil acreditam que há um grande perigo em manter a carceragem no centro da cidade. 









Além do incêndio de hoje, no último domingo, dia 28, houve uma tentativa de fuga, que foi contida pelas polícias Civil e Militar.  


A reunião foi na Prefeitura Municipal e teve a presença do prefeito Odilon Burgath, que se colocou à disposição para participar do movimento em prol da construção de uma nova cadeia pública.



Texto e fotos: Da Redação / Hoje Centro Sul