Horário eleitoral gratuito divide opiniões de eleitores

A propaganda eleitoral gratuita começou no dia 19 e vai até o dia 02 de outubro.
Alguns julgam perda de tempo  assistir e outros acreditam ser importante
ver e torcer para o candidato preferido


A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão começou neste dia 19, terça-feira, e divide as opiniões nas ruas. A maioria das pessoas entrevistadas afirma que não assiste o horário eleitoral, porém, acha importante existir um espaço reservado para a divulgação de propostas dos candidatos.

O horário eleitoral terá dois blocos contínuos de 50 minutos, que serão veiculados às 07h e 12h na rádio e às 13h e 20h30 na televisão. Além disso, TV e rádio devem reservar 30 minutos diários para inserções de comerciais de até 60 segundos.

A aposentada Alaide Kubaski, 65 anos, explica que não assiste a propaganda eleitoral em casa e acha desnecessária a veiculação das propagandas. “Eu não assisto e não acho importante. Eu acho que é perda de tempo, eu prefiro ler um bom livro do que assistir propaganda política na televisão. São as mesmas promessas todo ano e nunca cumprem nada, você nunca vê resultados que beneficiem a população. Ao invés de melhorar só piora. Eu não vejo razão ou motivo para você perder tempo vendo isso na televisão”, completa.

Já para o vendedor autônomo Francisco Xavier, 53 anos, que assiste ao horário eleitoral, a propaganda gratuita é de extrema importância, pois, segundo ele, a política move o país. “Eu acho importante assistir o horário eleitoral, porque ninguém vive sem a política. É a política que administra o nosso país. Nós somos brasileiros e temos que votar. Por isso, eu incentivo que as pessoas assistam, porque é através desse horário eleitoral que as pessoas vão tomar conhecimento sobre as propostas, linha que os candidatos estão seguindo e se ele é uma boa pessoa ou não. Política é igual Copa, todo mundo gosta de ver e torcer pelo seu candidato”, diz ele.

Em uma pesquisa divulgada no início de 2014, 97% dos brasileiros afirmaram que assistem televisão. Em 2013, outra pesquisa mostrou que a média de consumo da televisão no Brasil é de 20 horas semanais. Para o representante comercial Valdemir Barbosa Lima, 57 anos, a propaganda eleitoral na TV é importante, pois segundo ele, é um meio que atinge grande parte da população. “Eu acho que a TV atinge mais pessoas do que o rádio e o jornal. É mais popular, então é de extrema importância que as emissoras veiculem essas propagandas. Assim, mais pessoas irão tomar conhecimento sobre os pensamentos dos candidatos”.

A propaganda eleitoral gratuita começou no dia 19, terça-feira e vai até o dia 02 de outubro. Caso haja segundo turno, as emissoras de rádio e televisão irão veicular a propaganda em dois períodos diários de 20 minutos cada. No segundo turno, o horário eleitoral inicia 48h após a divulgação dos resultados e termina no dia 24 de outubro.

Por Kyene Becker