APAE de Irati participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2014

A entidade atende 170 alunos e oferece oportunidades efetivas de aprendizagem, considerando ritmo e o desenvolvimento dos alunos com diferentes tipos de deficiência

@Thaís Siqueira/Hoje Centro Sul

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Irati e a Escola José Duda Júnior – Educação Infantil e Ensino Fundamental, na modalidade Educação Especial, realizam solenidades programadas para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2014, comemorada nacionalmente de 21 a 28 de agosto com o tema: “Construindo uma história de igualdade e oportunidade para todos! APAE Brasil: 60 anos fazendo inclusão”.

De acordo com a diretora, Eliane Pires Filipaki, a APAE de Irati é de extrema importância para a sociedade, pois presta atendimento especializado atualmente a 170 alunos. Na área educacional, a APAE tem como objetivo possibilitar oportunidades efetivas de aprendizagem, considerando ritmo e o desenvolvimento destes alunos com Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento. “São atendidos também na área da Assistência Social, Reabilitação e Saúde recebendo atendimentos de: fisioterapia, psicologia, enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudióloga e atendimento médico”, completa.

Eliane diz que a atual organização da escola da APAE destaca como alicerce o percurso de formação do educando na Educação Básica e estabelece como propósito de sua primeira etapa, a Educação Infantil, por intermédio do trabalho de desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos, nas dimensões física, psicológica, intelectual e social. Para a segunda etapa, o Ensino Fundamental com foco na alfabetização e na construção do conhecimento.     O educando, após completar 16 anos, poderá continuar seus estudos na Educação de Jovens e Adultos – EJA/Fase I, integrados à Educação Profissional – Formação Inicial, visando à sua inserção no mundo do trabalho.

A Diretora Auxiliar da APAE, Ana Maria Strujak, aproveita para convidar a todos para o Jantar “Noite das Massas”, em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que será realizado no dia 23 de agosto, às 20 horas, no Centro de Eventos Italiano”, diz.

60 anos

Segundo informações de Ana Maria, no dia 11 de dezembro de 2014, vão ser comemorados 60 anos da fundação da primeira APAE no Brasil na cidade do Rio de Janeiro.

Hoje, com atuação em todo o Brasil, o Movimento Apaeano é a maior rede de atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla e conta com 2.130 APAES em todo o território nacional.

Milhares de famílias, amigos e voluntários fazem parte deste grande contingente de pessoas que se unem com o firme propósito de lutar pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência, a fim de proporcionar melhores condições de educação, saúde, assistência social, educação para o trabalho, na perspectiva de sua inclusão na sociedade em que vive.

Para comemorar esta data várias solenidades estarão acontecendo em todo o Brasil tendo como tema na Semana Nacional Da Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltiplas Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Há algumas décadas as escolas mantidas pelas APAES vêm prestando atendimento educacional às pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências. Com o reconhecimento destas escolas como “Escolas de Educação Básica na Modalidade Educação Especial”, passaram a ter direito a todas as políticas públicas ofertas às escolas do Ensino Regular como: merenda escolar, transportes para os alunos e acompanhantes quando se fizer necessário enfim, tudo o que as demais escolas recebem.

Semana - Programação

Dia 21/08 - Quinta-feira
Missa de Ação de Graças, às 14h, na Matriz São Miguel
Dia 23/08 - Sábado
Jantar "Noite das Massas", às 20h00, no Centro de Eventos Italiano, com apresentação de alunos da APAE
Dia 26/08 - Terça-feira
Cinema na Escola para os alunos, às 8h e às 13h
27/08 - Quarta-feira
XXIII Jogos Recreativos Regionais, às 9h, no ginásio do Colégio Imaculada Virgem Maria, em Prudentópolis
29/08 - Sexta-feira
Almoço de confraternização entre alunos e funcionários, às 11h, na APAE Rural

Por Thaís Siqueira