Unidade básica de saúde do Itapará (Distrito de Irati) é reformada e ampliada



A Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou hoje, 29, a reforma de ampliação, da Unidade Básica de Saúde do Itapará. O investimento para a construção da UBS, vem através do Programa de Requalificação de UBS do Ministério da Saúde em parceria com o município de Irati.

A UBS do Itapará, tinha aproximadamente 60m² e com a ampliação passa a ter cerca de 200m². Com a reforma a comunidade passa a contar com um ambiente com recepção ampla, banheiros 
adaptados para pessoas com deficiência, consultório médicos com banheiros, sala de vacina, sala de procedimentos, amplo consultório odontológico, dentre outros. Além disso, foram adquiridos vários equipamentos novos e modernos para o conforto dos usuários e maior qualidade dos serviços.

Para a ampliação foram gastos R$180.750,00 vindos do governo federal. “Uma construção que antes tinha apenas 60m², agora conta com aproximadamente 200m². Um local com mobiliário e equipamentos novos, além disso em breve chegará uma nova cadeira de dentista. Vamos ter agora em agosto, médico do programa mais médicos. E o nosso objetivo é esse, não só dar estrutura física para a população, mas também dar o atendimento para as famílias da maneira que elas precisam”, ressalta o Prefeito Municipal Odilon Burgath.

Com o posto ampliado e reformado, a comunidade do Itapará, terá um lugar completo para que as famílias sejam atendidas. “É uma felicidade enorme poder estar entregando esse posto bonito e reformado para a comunidade. Tendo uma unidade aqui, realizando os atendimentos às famílias, nós evitamos que hajam ocorrências mais graves, ou que alguém venha a ficar doente. Com esse posto reformado e ampliado é possível realizar um atendimento completo aqui na comunidade”, explica o Secretário Municipal de Sáude, Anderson Sprada. 

O distrito de Itapará está localizado a 50km do município de Irati, e com a Unidade Básica de Saúde, ampliada todos saem ganhando. “E pra comunidade é algo muito importante, porque moramos a 50km de Irati e pra i até a cidade doente se torna complicado. Pra comunidade é algo muito grande, que com certeza que cada um que passa por aqui e ver a unidade funcionando é muito bom, pois agora temos espaço, onde podemos ser atendidos. E nós agradecemos toda a prefeitura e a saúde por esse presente para Itapará”, conclui a diretora da Escola Rural Municipal São Miguel do Itapará, Irmã Lourdes Holodiuski

Programa de Requalificação de UBS

O Programa de Requalificação de UBS, tem como objetivo criar incentivo financeiro para as Unidades Básicas de Saúde, implantadas e de instalação de novas unidades em todo o território nacional, como formas e prover infraestrutura adequada às equipes de atenção básica para desempenho de suas ações.
O Ministério da Saúde, através do Programa de Requalificação das UBS, visa contribuir para estruturação e fortalecimento da Atenção Básica e para a continuidade da mudança do modelo de atenção à saúde no país, propondo a melhoria da estrutura física da UBS seja facilitadora para a mudança das práticas das Equipes de Saúde.


Secom PMI
Fotos: Silmara Andrade/Hoje Centro Sul