Através do Progride, Odilon anuncia nova empresa para Irati

O prefeito Odilon Burgath assinou na tarde desta segunda-feira (07), o protocolo de intenções, com representantes da empresa Calçados Schneider Julio Ltda. A empresa do ramo de calçados, optou pela implantação de uma sede em Irati, pelo potencial da mão de obra que o município oferece.

Até março de 2015, a empresa, pode gerar até 150 empregos diretos, podendo aumentar, esse número a partir do funcionamento e da confecção de calçados. “É um investimento ímpar, junto com a Guadalupe, que foi anunciada semana passada, podendo chegar a 300 empregos em três anos, o nosso papel de gerar emprego e renda está sendo feito, e no mês de aniversário, nada como poder entregar um presente desse para a nossa população”, explica o Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath.

A empresa iniciará no prazo de 30 dias a fabricação de luvas, com a geração de aproximadamente 20 empregos, na instalação provisória no Parque Industrial da Vila São João. A Calçados Schneider Julio, é mais uma empresa que virá para Irati através do Programa Iratiense de desenvolvimento econômico (Progride), o programa que iniciou no fim de 2013, oferece benefícios para as indústrias que queiram se instalar na cidade. No caso da Schneider, Irati cederá o barracão no Parque Industrial da Vila São João. “Nós precisamos agora construir um barracão, como já foi assinado no protocolo de aproximadamente 2200m², onde será passado para a empresa em concessão real de uso, se algum dia essa empresa, deixar por alguma razão, não mais com sua atividade, esse patrimônio é do município, assim como o que eles edificarem nessa mesma área ficará para o município. Então não há risco de que o município vai perder dinheiro. A empresa está abrindo um espaço para gerar emprego e renda, ela vai ampliar com o recurso próprio, em um período de três anos, ” explica o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Estanislau Fillus. 

A escolha para a implantação de uma sede em Irati, foi principalmente pela mão de obra qualificada que é oferecida no município. “Hoje estamos instalando uma sede em Irati, pela mão de obra qualificada. Pois vamos montar televendas, e a parte de escritório da empresa. Irati é uma cidade que possui universidade e a mão de obra daqui é bem qualificada, tanto que lá em Imbituva, nós temos pessoas daqui trabalhando conosco, ” conta o diretor da empresa Alexsandro Schneider Julio.

Só na parte da contratação de pessoas e maquinário o investimento da Schneider, pode chegar em até R$10 milhões de reais. “Nós teremos a contrapartida do município, na construção do barracão e escritório, que deve ser em torno de 2200m² e nesse primeiro momento estamos cedendo o barracão no condomínio da Vila São João, para que já nos próximos meses, 20 empregos sejam gerados. Os valores são altos e o investimento que fica na cidade é um ganho não só pra Irati, mas também para a nossa região, ” conclui Odilon.

Em menos de um mês, esse é o segundo investimento que é anunciado através do Progride. Na semana passada, a empresa gaúcha Guadalupe Industrial do Brasil Ltda, anunciou um investimento no município de R$ 8,5 milhões na ampliação de sua planta industrial. “Vindo a matriz da Guadalupe para Irati, e também com a implantação da Schneider, isso impulsiona para que muitas empresas nos procurem como município e como entidades. Não só a nossa Associação Comercial, mas também a Prefeitura Municipal, nós vemos que as pessoas passam a acreditar na cidade e no desenvolvimento do município com todos esses investimentos, ” finaliza o Presidente da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Irati, Marcielo Isidoro Mazzochin.

Texto: Secom PMI
Fotos: Thais Siqueira/ Hoje Centro Sul