Política em questão

Irati tem novo procurador


No final da tarde de segunda-feira (02), o prefeito de Irati, Odilon Burgath (PT) assinou o decreto que nomeou o advogado Ulysses de Mattos para o cargo de Procurador do Município.  Ele substitui Mario Cezar Pianaro Ângelo, que deixou a função devido à incompatibilidade entre o exercício da advocacia em seu escritório particular e a  elevada demanda de trabalho junto ao Poder Público."Conheço bem as características do Ulysses de Mattos, que  é um estudioso do direito público, já trabalhou na Prefeitura de Irati e tem disponibilidade de tempo maior do que o Marinho", define Burgath.

Demandas

Mario Cezar Pianaro Ângelo ficou à frente da Procuradoria do Município por cinco meses. Ele conta que, no período, pôde dar encaminhamento a questões relevantes. Dentre elas, a liberação judicial para que as obras da rodoviária de Irati pudessem ter continuidade e o cuidado de demanda referente à área onde se localiza o aterro sanitário - que Pianaro Ângelo acredita que deverá ter parecer da Justiça em breve.

Readequação fundiária

Um dos temas discutidos durante a reunião ordinária da Amcespar,  que ocorreu na sexta-feira (30), foi o programa de readequação fundiária, em desenvolvimento nos municípios do Centro Sul, com aporte de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Proposto pelo Território Centro Sul, o projeto recebeu diferentes análises do MDA ao longo dos anos, o que têm dificultado o repasse de verbas para o pagamento pelos serviços executados por empresas terceirizadas nas propriedades rurais. O prefeito municipal de Teixeira Soares, Ivanor Muller (PSD) estará em Brasília nesta semana e irá até o MDA para tentar resolver a questão.

Terrorismo

Com a proximidade do fim do prazo para que os municípios tenham  seus planos de saneamento básico e resíduos sólidos concluídos, há muita especulação sobre o tema. Os prefeitos têm sido bombardeados com informações desconexas,  vindas de pessoas aliadas a empresas privadas especializadas em retirar o lixo dos municípios e levar para locais apropriados. O presidente da Amcespar, Claudemir Herthel, alertou os prefeitos do Centro Sul a tomarem cuidado o que têm ouvido por aí.  Herthel classificou as informações não fundamentadas que vem sendo propagadas como "terrorismo".

Convenções soberanas

A vinda do vice-presidente da República e presidente de honra do PMDB, Michel Temer, a Curitiba no dia 29 não foi exatamente o que os integrantes do "Velho MDB de Guerra" esperavam.  Eles queriam mais elogios a Requião, mais apoio à pré-candidatura deste ao Governo do Estado. Temer foi diplomático, defendeu que as convenções são soberanas e ponto.

Participação rioazulense

Apesar dos dois delegados do PMDB de Irati serem favoráveis à candidatura de Requião, eles não participaram do evento em Curitiba, no dia 29. Da região Centro Sul apenas uma comitiva rioazulense marcou presença  - prefeito Silvio Paulo Girardi (PSC),  vice-prefeito Professor Júnior (PMDB) e secretário de Finanças Irineu Gapinski - e a equipe do Hoje Centro Sul.

Por Letícia Torres