Agricultores de Irati recebem casas em alvenaria

Oito casas foram edificadas em Irati através do Programa Nacional de Habitação Rural e outras 68 deverão ser construídas para atender agricultores familiares

@Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul
O agricultor Elinton Kendzierski reside em Monjolo desde que nasceu.  Em uma propriedade familiar de cinco alqueires,  em conjunto com seus pais, ele cultiva milho, feijão e fumo. Há oito anos, quando se casou,  reformou um antigo paiol em madeira e o transformou em uma casa, onde vivia com a esposa e o filho até o fi nal do ano de 2013. Nesta data, ele se mudou para a nova casa em alvenaria, que possui 2 quar- tos, sala, cozinha, banheiro e área de serviços, que foi cons- truída através do  Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) parte do Programa Minha Casa, Minha Vida.


@Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul
"Conversamos na Emater, fomos nas reuniões e foi dando certo. Para nós foi uma grande alegria", comemora Kendzierski. Sua propriedade foi escolhida para receber autoridades que, de modo simbólico, neste dia 24, fi zeram a entrega das oito unidades do Programa Nacional de Habitação Rural construídas em várias localidades rurais de Irati. Estiveram presentes o prefeito municipal de Irati, Odilon Burgath (PT);  o superintendente dos escritórios regionais da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar),  Fabio Dalécio; o gerente regional da Cohapar, Paulo Dirceu Rosa de Souza;  o gerente do Instituto Emater, Amilcar Marques; o chefe do escritório regional da Secretaria da Agricultura e do Abaste- cimento (Seab), Igor Zampier;  e o gerente geral da agência de Irati da Caixa Econômica Federal, Luiz Carlos Pieta.

Todas os representantes dos órgãos governamentais enfatizaram a importância da parceria entre os governos municipal, estadual e federal para concretizar o Programa Nacional de Habitação Rural, que tem melhorado a vida dos produtores rurais no Paraná e no Brasil. Integram esta parceria:  Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar de Irati, Emater, Secretaria de  Estado de Agricultura e Abastecimento, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irati, Cohapar e Caixa Econômica  Federal .

Em Irati, de acordo com o secretário municipal de Agro- pecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Claudio Ramos,  além das oito casas entregues neste dia 24, serão edificadas outras 68 casas rurais, através do PNHR. Estas casas foram divididas em três grupos, sendo que os dois primeiros estão com o crédito aprovado e já estão em fase de entrega de materiais e construção. Já o terceiro grupo, com 28 casas, depende ainda da aprovação do crédito do agente financeiro.

Por Letícia Torres


Antiga casa