Teixeira Soares inaugura mais uma unidade básica de saúde

Neste dia 16, Teixeira Soares ganhou uma nova unidade básica de saúde,  a Unidade de Saúde Valdemar Demarch, que atenderá mais de 140 famílias, ou seja, aproximadamente 500 pessoas no bairro Blumenau. Segundo o secretário municipal de Saúde, Claudinei Ruppel, em gestões anteriores foi iniciada a obra de construção do prédio onde se instalou o posto de atendimento, porém, o projeto ficou pela metade e a construção acabou se deteriorando com o tempo. Como a estrutura estava muito precária, a administração teve que investir mais de R$ 40 mil na reforma  e adaptação do espaço, para poder utilizá-lo como unidade básica de saúde.

@Assessoria
O posto está atendendo todas as normas sanitárias exigidas para o seu funcionamento, e dispõe de sala de reuniões para os programas preventivos, um consultório médico, uma ampla sala de recepção, sanitários, copa, cozinha e o ambulatório para procedimentos básicos.

Uma médica atenderá no local toda segunda-feira, exames de papanicolau para as mulheres serão oferecidos nas terças-feiras, e serão trabalhados programas preventivos como o hiperdia, destinado aos diabéticos e hipertensos.  Uma técnica de enfermagem atenderá a população de segunda a sexta-feira, em horário de expediente, fazendo inalações, curativos e outros procedimentos.

O nome “Unidade de Saúde Valdemar Demarch” se deve a uma homenagem ao fundador do bairro Blumenau. Durante a cerimônia de inauguração, a família foi homenageada através da filha Divani Demarch.  Divani disse que além de ser emocionante receber uma homenagem assim, o mais importante é o bem que este posto de atendimentos vai fazer para a população que ali reside, que terá a saúde mais próxima de sua casa.

O morador do bairro e responsável pela Pastoral da Criança, Sergio Germani Sthefani, contou que há muitos anos a construção havia sido iniciada com o objetivo de abrigar um Centro Comunitário, porém ficou paralisada. O morador agradeceu pela iniciativa da atual administração em reativar o espaço e disse que a comunidade está muito feliz em receber a obra, bem como a notícia de que o bairro terá rede de esgotos e o asfalto. “A gente está muito feliz, porque nosso bairro é bem populoso e merece obras como essa”,  festejou Sergio.

Durante a cerimônia, foi anunciada a rede de esgotos que terá inicio através de um convênio com a Sanepar no valor de R$ 1.800.000,00, que deverá atender algumas ruas centrais e alguns bairros, entre eles, o Blumenau. Com estas obras, a cidade de Teixeira Soares totalizará perto de 80% de cobertura de rede de esgoto. Quanto ao asfalto, já foi assinado um novo convênio e as obras deverão acontecer logo após o término da rede de esgoto.

O prefeito Ivanor Muller, agradeceu a toda equipe da prefeitura, aos vereadores e aos deputados estaduais e federais, que têm apoiado todas as iniciativas de crescimento do município. O prefeito destacou que várias obras deverão ter início antes do dia 06 de julho, inclusive a construção da rodoviária. “Temos que trabalhar com rapidez, por estarmos em ano eleitoral. Todos os projetos deverão ter iniciado até começo de julho para que não precisemos atrasar o crescimento da nossa cidade”, disse Muller.

Redação e Assessoria