Teixeira Soares inaugura mais uma unidade básica de saúde - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

sábado, 24 de maio de 2014

Teixeira Soares inaugura mais uma unidade básica de saúde

Neste dia 16, Teixeira Soares ganhou uma nova unidade básica de saúde,  a Unidade de Saúde Valdemar Demarch, que atenderá mais de 140 famílias, ou seja, aproximadamente 500 pessoas no bairro Blumenau. Segundo o secretário municipal de Saúde, Claudinei Ruppel, em gestões anteriores foi iniciada a obra de construção do prédio onde se instalou o posto de atendimento, porém, o projeto ficou pela metade e a construção acabou se deteriorando com o tempo. Como a estrutura estava muito precária, a administração teve que investir mais de R$ 40 mil na reforma  e adaptação do espaço, para poder utilizá-lo como unidade básica de saúde.

@Assessoria
O posto está atendendo todas as normas sanitárias exigidas para o seu funcionamento, e dispõe de sala de reuniões para os programas preventivos, um consultório médico, uma ampla sala de recepção, sanitários, copa, cozinha e o ambulatório para procedimentos básicos.

Uma médica atenderá no local toda segunda-feira, exames de papanicolau para as mulheres serão oferecidos nas terças-feiras, e serão trabalhados programas preventivos como o hiperdia, destinado aos diabéticos e hipertensos.  Uma técnica de enfermagem atenderá a população de segunda a sexta-feira, em horário de expediente, fazendo inalações, curativos e outros procedimentos.

O nome “Unidade de Saúde Valdemar Demarch” se deve a uma homenagem ao fundador do bairro Blumenau. Durante a cerimônia de inauguração, a família foi homenageada através da filha Divani Demarch.  Divani disse que além de ser emocionante receber uma homenagem assim, o mais importante é o bem que este posto de atendimentos vai fazer para a população que ali reside, que terá a saúde mais próxima de sua casa.

O morador do bairro e responsável pela Pastoral da Criança, Sergio Germani Sthefani, contou que há muitos anos a construção havia sido iniciada com o objetivo de abrigar um Centro Comunitário, porém ficou paralisada. O morador agradeceu pela iniciativa da atual administração em reativar o espaço e disse que a comunidade está muito feliz em receber a obra, bem como a notícia de que o bairro terá rede de esgotos e o asfalto. “A gente está muito feliz, porque nosso bairro é bem populoso e merece obras como essa”,  festejou Sergio.

Durante a cerimônia, foi anunciada a rede de esgotos que terá inicio através de um convênio com a Sanepar no valor de R$ 1.800.000,00, que deverá atender algumas ruas centrais e alguns bairros, entre eles, o Blumenau. Com estas obras, a cidade de Teixeira Soares totalizará perto de 80% de cobertura de rede de esgoto. Quanto ao asfalto, já foi assinado um novo convênio e as obras deverão acontecer logo após o término da rede de esgoto.

O prefeito Ivanor Muller, agradeceu a toda equipe da prefeitura, aos vereadores e aos deputados estaduais e federais, que têm apoiado todas as iniciativas de crescimento do município. O prefeito destacou que várias obras deverão ter início antes do dia 06 de julho, inclusive a construção da rodoviária. “Temos que trabalhar com rapidez, por estarmos em ano eleitoral. Todos os projetos deverão ter iniciado até começo de julho para que não precisemos atrasar o crescimento da nossa cidade”, disse Muller.

Redação e Assessoria