Política em questão

Experiências no Canadá

 No Canadá, nos primeiros dias da missão técnica de que participam, o prefeito Odilon Burgth (PT) e o vereador Vilson Menon (PMDB) tiveram contato pessoas que expuseram ideias e iniciativas para o fortalecimento de pequenas empresas. Dentre as quais, programas de aceleração de micro e pequenas empresas desenvolvidos pela Universidade de Carleton.

Estrada Irati - São Mateus

Apesar de ser ano de Copa do Mundo e de eleições estaduais, vários participantes da Audiência Pública sobre a pavimentação entre Irati e São Mateus são otimistas e acreditam que é possível que as obras sejam licitadas ainda em 2014. De acordo com engenheiros da empresa que executa o projeto, o mesmo deverá ser entregue até o fim do mês. Os recursos do Proinveste estão sendo liberados pelo Governo Federal e ainda há expectativa de destinação de verbas da Assembleia Legislativa do Paraná para a obra.

Elogios

A troca de elogios entre os deputados presentes na Audiência Pública sobre a pavimentação entre Irati e São Mateus, no dia 07, chamou a atenção. Estavam presentes o Professor Lemos (PT), Felipe Lucas (PPS) e o presidente da Assembleia Legislativa Valdir Rossoni (PSDB).


Iluminação pública


Manutenção e extensão da rede de iluminação pública têm sido feitas em Irati. Estão sendo atendidos pedidos da Polícia Militar para melhorar a luminosidade de áreas de risco. Também solicitações da comunidade, sobretudo quanto às necessidades  dos locais próximos a escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).  O comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM) de Irati, major Renato dos Santos Taborda, conversou  recentemente com o prefeito  Odilon Burgath (PT) sobre o tema.

Denúncias

Em Rio Azul, o vereador Valdir Siqueira (PSC) tem apresentado várias denúncias relacionadas a ações da administração 2009-2012. Ele assumiu o cargo há cerca de um mês, desde quando vem apresentando informações e questionamentos que têm dado o que falar tanto no município, como na região.

Xingamentos

Como lhe é peculiar, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) continua xingando os integrantes da imprensa que publiquem algo que não seja de seu agrado.  Os últimos que tiveram acesso à fúria do senador foram profissionais da Rede Globo e da Revista Veja.O motivo: citaram Requião como um dos parlamentares processados por corrupção.

Por Letícia Torres