“Nós podemos Centro Sul” é apresentado em evento

Desde o início do milênio, em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) foram definidos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O movimento para que os ODM fossem cumpridos foi ganhando corpo ao longo dos anos e, agora, está se regionalizando. Em evento realizado na Câmara Municipal de Irati foi lançada a proposta “Nós podemos Centro Sul”.

Priscila da Paz Vieira – Representante do ODM Paraná
Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas os prefeitos Odilon Burgath, de Irati;  Ivanor Muller, de Teixeira Soares; e Claudemir dos Santos Herthel, de Rebouças.  Além de representantes de outros municípios e de diversas entidades da região.

Nós podemos
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos (MNCS), criado em 2004, é constituído por empresas, governos e organizações sociais, visando conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance dos ODM no Brasil.
Desde 2006, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI-PR) vem articulando o Movimento Nós Podemos Paraná, o qual busca parcerias para compartilhar, planejar e realizar ações conjuntas para melhorar o lugar onde vivemos.

Nós podemos Centro Sul
Baseado nos princípios do “Nós podemos” nacional e estadual , o Centro Sul pretende realizar as ações dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Para isso, foi criado um conselho e um calendário de ações e reuniões para que se possa discutir cada passo dos ODM.

Para o entendimento dos presentes na Câmara, ações e atos realizados em Irati nos anos anteriores foram apresentados como modelo. Como por exemplo, mostra de projetos, feira de cidadania e solidariedade, processo de mobilizações, entre outros. “Então surgiu a idéia de apresentar o que Irati já fez e mostrar que não é difícil participar e que todos fazem de alguma forma essas ações. Faltava apenas apresentar os projetos e inscrevê-los, dentro do ODM. E, a partir do ‘Nós Podemos Centro Sul’, esses projetos serão publicados e apresentados à sociedade”, explicou o presidente do Nós Podemos Centro Sul,  Estanislau Fillus. A próxima atividade da organização será em maio e contemplará o quarto objetivo dos ODM,  que é de reduzir a mortalidade infantil. A ação consistirá em apoio às atividades desenvolvidas nos municípios sobre o combate a violência, exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Durante o evento, autoridades, entidades e membros da sociedade civil, assinaram um termo de adesão à causa, firmando compromisso com os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Quem desejar assinar ao termo de adesão e participar do “Nós Podemos Centro Sul”, basta ligar na Sede do Conselho da Comunidade de Irati, no telefone (42) 3422-11-24 ou no Sesi (41) 3271-74-22.

Por Augusto Travensolli/Hoje Centro Sul
Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul