Agricultores da Associação São Francisco de Assis recebem equipamentos

A Associação dos Grupos de Agricultura Ecológica São Francisco de Assis recebeu equipamentos agrícolas, através de emenda parlamentar do deputado federal Dr. Rosinha no valor de R$100 mil, mais R$13.727,67 de contrapartida do Município. Serão beneficiados agricultores das comunidades de Arroio Grande, Pirapó, Faxinal dos Antonios e Faxinal do Rio do Couro.



Além do deputado federal Dr. Rosinha, participou da entrega que foi realizada na comunidade de Arroio Grande, o deputado estadual Professor Lemos. “Esses equipamentos vão auxiliar nas atividades e aumentar a produtividade dos pequenos produtores, garantindo a segurança alimentar dos mesmos e aperfeiçoamento do processo produtivo de alimentos agroecológicos”, destaca o prefeito de Irati, Odilon Burgath.

A Associação desenvolve trabalhos de organização e formação de agricultores, produção e distribuição de alimentos ecológicos e preservação do meio ambiente. Abrange quatro municípios da região Centro-Sul: Irati, Teixeira Soares, Inácio Martins e Fernandes Pinheiro.




De acordo com o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Claudio Ramos, ao todo são 120 famílias de agricultores e mais de seis mil pessoas que se beneficiam da produção dos alimentos ecológicos produzidos. “O público alvo são agricultores dissidentes da fumicultura, e nem todos são proprietários de suas terras, sendo que várias famílias são administradas por mulheres”, completa o secretário.




Foram entregues a Associação: um arado disco; seis balanças de 300 quilos; 12 balanças eletrônicas 15/5; uma batedeira de cereais; 515 caixas plásticas para transporte de verduras; um desintegrador monofásico; um desintegrador trifásico; uma ensiladeira completa com cardan; um microtrator agrícola; uma roçadeira para trator; uma enxada rotativa e um subsolador pé de pato. Além disso, mais 21 equipamentos (dez estufas, uma carreta traçada para microtrator e dez caixas d’água) estão aguardando processo licitatório para serem destinados aos agricultores.


 Texto e fotos Secom Prefeitura de Irati