Sessão Câmara na íntegra - 24/02/2014 - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sessão Câmara na íntegra - 24/02/2014

Segundo suplente da coligação PP / PMDB / PSDB, Luís Antônio Andreassa  é empossado




A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irati realizada no dia 24 de fevereiro foi marcada pela posse de Luís Antônio Andreassa do PSDB, segundo suplente do vereador licenciado Vilson Menon.
Foto: Ciro Ivatiuk
O expediente dispôs de oito novos Projetos do Lei do Executivo e dois do Legislativo.
Do Executivo foram lidos os PLs nº 008, 009, 010, 011, 012, 013, 014 e 015/2014, todos solicitando a abertura de créditos adicionais especiais. Dentre eles, destacam-se o projeto para a construção da Unidade de Pronto Atendimento da Vila São João e para reformas em unidades de saúde.  Do Legislativo foram lidos os PLs nº 002/2014 de autoria do vereador Emiliano Gomes, o qual estabelece diretrizes para a Política Municipal de Educação Alimentar Escolar e Combate à Obesidade e o nº 003/2014, do parlamentar Rafael Lucas, que institui o Projeto Adote um Bicicletário.

Os vereadores membros da Comissão de Finanças e Orçamento foram convocados para participar da Audiência Pública de Prestação de Contas, no dia 27, às 19 horas na Câmara. Serão apresentados pelo Executivo os relatórios contábeis conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ordem do dia
Em segunda votação foram aprovados o PLs do Executivo nº 004/2014 – o qual autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder subvenção à Guarda Mirim de Irati, no valor de até R$ 100.000,00; nº 005/2014, que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder subvenção à Associação Iratiense de Futebol de Salão – Assifusa, no valor de até R$ 70.000,00; nº 007/2014, que autoriza o Executivo Municipal a conceder premiação ao Concurso do Carnaval em Irati, e por fim o PL do Legislativo nº 001/2014, que autoriza o Poder Executivo Municipal a receber em doação área de terreno correspondente a 707,00 m², pertencente ao senhor Luiz Carlos Trevisan, para abertura de rua.

Palavra Livre
Cinco vereadores fizeram uso da Palavra Livre. Rafael Felipe Lucas fez uso da Tribuna, segundo ele, a pedido da Representação Central Ucraniano Brasileira. Ele solicitou que em nome dos iratienses e da Câmara Municipal, sejam enviados votos de pesar, renovando as preces de todos aqueles que têm ligação com os descendentes, para que o conflito na Ucrânia se encerre, sem mais mortes.
Já o vereador Luís Antonio Andreassa cumprimentou a todos e iniciou seu discurso, segundo ele, como cidadão iratiense fazendo diversos desabafos em relação a cidade. “Não temos rodoviária adequada. O Ginásio de Esportes está apodrecendo no tempo. As coletas de lixo não estão sendo realizadas, a cidade está suja. Na área de saúde  posso tirar o chapéu, mas no resto não vi ainda começar. Temos que cobrar, o Odilon tem capacidade para isto, tem que virar a mesa ",  afirmou Andreassa. E ele encerrou citando a frase: “Acorda Irati, acorda Irati”.

     José Renato Kffuri falou sobre os serviços que serão realizados na estrada da Linha Pinho e na comunidade de Alvorada. “Agradeço ao Executivo, pois as máquinas já estão nas respectivas localidades”. Falou também sobre a Avenida Paraná, sobre a rotatória próxima ao Supermercado Kosinski, a Rua Caetano Zarpellon, entre outras ruas, que precisam de melhorias urgentes. Ao final o vereador repassou o seu email particular para que os cidadãos possam entrar em contato.
   O líder do prefeito, Alceu Hreciuk, utilizou a palavra para esclarecer sobre as rampas para cadeirantes, abordadas pela RPC/TV. Hreciuk afirmou que este foi um projeto firmado na gestão passada, o qual tivemos que cumprir na atual. “Foram realizados 4.733m² recapes em algumas ruas e as rampas estavam no projeto, portanto precisaram ser concretizadas junto”.

    Para finalizar os discursos da noite, Antonio Celso de Souza falou sobre as visitas técnicas que realizaram nas secretarias de Infraestrutura e Logística e Esporte e Turismo do Estado. “Nós estamos tentando buscar investimentos, pois queremos ver Irati progredir. Solicitamos recursos para a construção de uma nova pista de Skate na Praça Edgard Andrade Gomes, pedimos a finalização do Ginásio de Esportes, que está se deteriorando, recursos para as estradas de Gonçalves Júnior e para a PR 364 que liga Irati a São Mateus do Sul”, destacou Antonio Celso dizendo que outros pedidos também foram feitos.

Vídeo: Sergio Popo
Texto: Redação e assessoria CMI
Foto: Ciro Ivatiuk