Cmei do Jardim Orquídea inicia ano letivo com estrutura revitalizada - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cmei do Jardim Orquídea inicia ano letivo com estrutura revitalizada

Obras feitas durante o primeiro ano da administração Odilon Burgath deram nova cara à unidade escolar


Depois de oito anos de depreciação, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Jardim Orquídea passou por um processo de reforma e revitalização em 2013, durante a administração Odilon Burgath, que o deixou pronto para receber seus 40 alunos na última quarta-feira, 05, no início do ano letivo de 2014.
A coordenadora Elenize de Fátima Cuchara de Quadros recorda que quando assumiu a gestão do Cmei há um ano, se deparou com um cenário preocupante. “Havia infiltração nas quatro salas, comprometendo a fiação elétrica e o funcionamento das lâmpadas. Para falar a verdade, as aulas eram feitas à luz natural. O problema é que, quando chovia, tudo ficava escuro, e a água invadia o local”, diz, acrescentando que as paredes estavam com bolor, o teto com goteiras e as lâmpadas com ferrugens.
cemeei  “Os funcionários antigos me contaram que a situação só estava piorando, pois há mais de oito anos não era feito nada para mudar o quadro. Fundado em 2000, o Cmei Jardim Orquídea chegou ao limite em 2013”, conta.
Como o Centro atende crianças de até cinco anos de idade, o berçário também estava em situação precária, com trincas no chão e nas paredes.
Diante desse cenário, o prefeito Odilon Burgath e a secretária Municipal de Educação, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, assumiram o compromisso de reformar e revitalizar o espaço. “Uma das prioridades de nossa administração é o setor da educação”, diz o prefeito, que, ao lado da secretária, visitou várias escolas e Cmei’s no início de 2013 para saber de sua situação.
A coordenadora do Jardim Orquídea explica que, à época, a titular da pasta de Educação pediu para que cada centro elencasse suas prioridades. “Sentimos que o nosso Cmei teve toda atenção da administração Municipal”, conta, informando que as obras e melhorias começaram no segundo semestre do ano passado.
Segundo Elenize, o Cmei passou por uma série de reformas. Uma delas foi a troca de todas as antigas telhas de barro por fibrocimento (do tipo “eternit”) e a reforma das calhas no telhado. Com isso, as goteiras e infiltrações foram eliminadas por completo. “Sem o perigo de infiltração, a instalação de uma nova fiação devolveu o funcionamento pleno da rede elétrica”, acrescenta.
Inclusive, todas as velhas lâmpadas enferrujadas foram substituídas por componentes novos e de alta tecnologia. A troca também contemplou as tomadas, que passaram a adotar o padrão brasileiro atual, e os interruptores de luz.
Estragadas pelo bolor, as paredes ganharam novas cores e pintura nova. “O único ‘transtorno’ durante a reforma foi o fechamento da escola por 15 dias, para que fosse feito o serviço de pintura. Os pais compreenderam e entenderam a situação, principalmente porque resultava em melhorias para as crianças”, afirma Elenize.
Além da parte elétrica e da pintura, as melhorias contemplaram a caixa d’água, que cemera feita de amianto e estava comprometida, com trincas e sujeira. Uma nova, feita de fibra, foi posta no lugar. Por fim, o último item da série de reformas foi finalizado em janeiro deste ano. Trata-se da reforma da calçada interna do Cmei, que passou a contar com rampa de acesso.
No conjunto, a coordenadora avalia que o processo de revitalização da unidade escolar do Jardim das Orquídeas resultou em um ambiente adequado para crianças e professores. “Mais conforto e melhores condições para o processo de ensino-aprendizagem”, destacando que os pais também aprovaram as mudanças.
Fazendo um balanço do primeiro ano de sua pasta, a secretária de Educação apontou o Cmei como uma realização importante. “Era uma obra necessária e fundamental”, observa.

ANO LETIVO
Com um Cmei reformado e revitalizado, a coordenadora Elenize projeta um ano de 2014 repleto de energia e grandes expectativas. “O prefeito Odilon Burgath olha com atenção o setor da cmeieducação”, destaca. “E a secretária Claudia Zanlorenzi tem feito uma administração muito próxima dos Cmei’s. Ela acompanhou de perto as reformas empreendidas aqui, no Jardim das Orquídeas”.
Com o compromisso de continuar o processo de investimentos nas escolas, em obras e reformas, o prefeito Burgath confia num ano de paz, saúde e sucesso à Rede Municipal de Ensino. “Além disso, é fundamental a união e o trabalho em equipe dos professores e de todos os funcionários do setor”.

Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Irati