Carnaval 2014 terá samba, teatro, desfile e campeonato de skate

A folia ainda prevê atrativos como  concurso de fantasias,  shows de rock comandados por bandas locais, apresentações de capoeira e praça de alimentação

Kaio Ribeiro

Irati já está preparada para receber o carnaval de rua em 2014. Este ano a folia será do dia 01 à 04 de março, na rua Carlos Thoms, onde será montado o palco para que a banda show comande a festa. 
Felipe Carvalho
O evento, que já contou com 10 mil visitantes no ano passado, continua mantendo a tradição de parceria com movimentos culturais da cidade.

Uma das atrações nessa edição é o samba enredo, em homenagem a Irati.  Composto por Cassio Viante e Gilson Rocha, e gravado em apenas dois dias, o samba feito para a cidade será apresentado durante a folia. Segundo Caio Viante, responsável também pela bateria Tobias Leandro e a Esquina do Samba, a idéia esse ano era inovar. “Por isso pedi ao Gilson que fizesse uma letra que exaltasse a cidade, falando de sua beleza, e fiquei surpreendido com o resultado, acredito que a população iratiense vai gostar da idéia,”diz.

Cássio participa da bateria desde 2010, influenciado pela família que tem tradição carnavalesca. Na década de 80, conta Cássio, seu tio Joarez Viante foi mestre da bateria Unidos de Um Novo Tempo, do bairro Rio Bonito, e dessa forma ele teve seus primeiros contatos com instrumentos de percussão. Em 2011 teve a oportunidade de assumir o comando da bateria, e, segundo Cássio, o privilégio de homenagear também um dos mais antigos sambistas de Irati, o Sr. Tobias Leandro. A bateria fará apresentações no primeiro e último dia de folia, das 20h às 21h.

A Esquina do Samba é um complemento do carnaval, segundo Cássio Viante. “Ela [Esquina do Samba] tem a tradição de ser feita no último dia do carnaval, antes do desfile, lá eu me reúno com minha família e amigos, e fazemos uma roda de samba simples, nesse momento relaxamos e aliviamos a cabeça para fazer um bom desfile,”comenta.

Outra atração do carnaval iratiense será a apresentação de esquetes de teatro, no Clube do Comércio, dia 03 de março, às 17 horas. O dramaturgo Paulo Alexandre Laskoski comenta que o espetáculo é baseado em exercícios ou jogos de improviso. “Este tipo de jogo é praticado no teatro há centenas de anos, desde as origens mais remotas do teatro ritual, passando pela Grécia antiga, até que em meados do séc. XV, na Itália, surge uma especificidade de apresentações teatrais baseadas em histórias improvisadas, conhecida como Commedia dell’Arte,” explica.
Segundo o dramaturgo, hoje são comuns textos improvisados no teatro, e a platéia costuma gostar, porque há uma grande interação junto ao ator. Nos dois últimos carnavais, Paulo Alexandre comenta que apenas reproduziram esquetes de autores famosos, como o grupo Monty Phyton e Jô Soares, sendo a primeira vez que farão uma apresentação de improviso.

O elenco é composto por atores de Irati, entre eles Mariana Prado, Amanda Pontes, Jessika Oliveira, Francieli Gonçalves, Alisson Sidney e convidados. O espetáculo tem duração de 30 minutos.
A folia também contará com um campeonato de skate. Organizado por Jaime Martini, da Vivência Boardshop, o campeonato será no estilo game of skate, onde a habilidade com o carrinho é medida em manobras de solo, e terá categorias para todas as idades, com premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugares. O campeonato será no dia 03, segunda, às 16h.


 Para Jaime Martini, será um incentivo para o esporte e um momento de reivindicação para reformas na pista da rua Dona Noca. “O esporte está em alta na cidade e não tem lugar público acessível para a prática, esperamos que olhem isso além de um atrativo colaborativo com o evento de carnaval, e que seja valorizado sempre,” comenta. Só ano passado, Jaime Martini organizou 14 campeonatos em Irati e região.
Paulo Alexandre ainda comenta que atrações como o campeonato de skate, teatro, grupo de capoeira e Esquina do Samba foram idealizadas anos atrás, quando membros da Associação Cultural Regional de Irati (ACRI) procuravam uma forma de festejar o carnaval integrando cultura, arte e esporte. 

O projeto foi mantido e aderido pela organização municipal do festejo. Contudo, os artistas e esportistas que fazem eventos assim serem realizados, não recebem incentivo financeiro.

A secretária de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desporto de Irati, Claudete Basem, convida o público a prestigiar também os outros atrativos do carnaval Iratiense, como barracas de comida e artesanato, o Carnaval Gospel, com a banda Impacto Profético, pintura facial para a criançada, os grupos de rock iratienses, Sem Systema e The Lady Machine, apresentações do grupo de capoeira Muzenza, além das performances da banda que comandará a folia. 

Claudete Basem  espera aumentar o número de inscrições para o Corso Carnavalesco (carro mais original), o Cordão Mais Numeroso, Bloco Mais Original, e Concurso de Fantasias Adulto e Infantil, que podem ser feitas na Casa da Cultura.

O evento também contará com o Espaço Saúde, onde profissionais da área estarão preparados para dar assistência ao público.