Secretaria de obras de Rio Azul começa planejamento para 1º semestre

Secretaria Municipal de Viação, Obras e Serviços Urbanos de Rio Azul já iniciou as atividades do ano de 2014. O planejamento das ações a serem realizadas começou a ser feito no início do mês. Além disso, a secretaria deu continuidade aos serviços prestados durante o ano passado.
Segundo o secretario de obras, Ari Antonio Andrade, as atividades para o primeiro semestre devem priorizar o escoamento da safra e as estradas por onde passam os ônibus escolares.
“Estamos fazendo o patrolamento das estradas vicinais, que são menores e de difícil acesso. Também nos preocupamos com os agricultores, que agora têm a colheita de tabaco e de grãos, e queremos facilitar a passagem de caminhões e máquinas”, explica.


Outra novidade para este ano é o programa Patrulha do Campo. O programa do governo estadual deve chegar ao município ainda no primeiro semestre, disponibilizando uma escavadeira, um trator de esteira, uma motoniveladora, uma pá-carregadeira, um rolo compactador, um caminhão-comboio, uma carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes.
Em um segundo momento, as obras estarão voltadas para a edificação de imóveis, com serviços de terraplangem, cargas de terra e preenchimento de alicerces. “Estamos dando prioridade para a construção de casas pelos programas do governo e do sindicato”, diz.

Serviços prestados em 2013
As obras executadas no ano passado, pela
Secretaria de Obras, compreendem o quadro urbano e rural. Os principais serviços foram relacionados ao melhoramento das estradas do município, como distribuição de cascalho e pedra brita e a abertura e o alargamento de vias rurais.
Foram construídos também 188 bueiros espalhados pela cidade e 428 metros de manilhamento. Além disso, foram realizadas mais de 44 obras em pontes, entre construções e reformas.
Para incentivar a criação de animais, a secretaria realizou 25 covas para silagem e 61 bebedouros de água para criação de animais.
“Nós tivemos uma grande dificuldade por causa das chuvas, alagamentos em alguns lugares, o que dificultou nas linhas escolares. Mas nós superamos, fizemos um bom trabalho de recuperação”, afirma. Atualmente, o município possui 20 veículos destinados ao transporte escolar, com cerca de dois mil quilômetros de linhas.

Aquisição de equipamentos
De acordo com Andrade, o município recebeu, por meio do governo federal, duas retroescavadeiras e uma motoniveladora para compor o maquinário da secretaria. Além disso, um britador foi adaptado para que possa fazer serviço móvel, melhorando a qualidade do cascalho.

Setor de urbanismo
Foi realizada também, por meio do departamento de urbanismo,  manutenção de locais públicos, arborização, canteiros e roçadas em áreas verdes.
Houve execução de atividades nos setores de esporte, lazer e educação, como a pinturas e construção de jardins e flores nas escolas.
O Parque da Pedreira também teve toda a infraestrutura mantida pelo departamento de obras.
“Na minha avaliação, nós tivemos grande demanda e uma produção muito boa de serviços. Esse ano nós queremos melhorar ainda mais”, conclui Andrade.
Texto e fotos Luana Stadler, da Redação