Moradores reivindicam obras no Rio do Meio

A reportagem do Hoje Centro Sul “Moradores pedem obras no Rio das Antas antes que ocorram enchentes” teve grande repercussão, devido a outros pontos de alagamento existentes na cidade.
Marlene Pozaroski solicitou à equipe de reportagem do HCS que fosse constatar o problema do Rio do Meio, no bairro Rio Bonito. A situação do lugar é semelhante ao que acontece no Rio das Antas, árvores caídas e lixo nas margens acabam estrangulando o fluxo da água em dias de chuva, fazendo com que ocorram alagamentos na área.

JoãoA moradora Marlene Pozaroski protocolou um pedido de averiguação dos problemas do Rio do Meio em 02 de fevereiro de 2011, na Prefeitura Municipal de Irati, sob nº 2964/2011. De lá pra cá, segundo Marlene, tem sido comum o nível da água chegar próximo à sua residência nos dias em que chove.

Moradores da rua Teodoro Korevar, nas proximidades, também reclamam de alagamentos. Muitos têm suas casas construídas bem próximas ao rio, porém, possuem saneamento e água encanada. Fato que comprova a regularidade dos terrenos, e o direito dos moradores a reivindicar obras no rio antes que ocorram mais enchentes.
Márcia Aparecida de Souza Peres, moradora da área, desabafa: “A gente batalha pra construir, vem a enchente e destrói tudo.” Márcia se refere ao muro nos fundos da casa, que constantemente é derrubado pela força das águas da enchente.

Em andamento
O prefeito Odilon Burgath já liberou a apresentação do projeto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente, que é responsável por um fundo municipal de onde sairá a verba para a retirada de árvores caídas, a dragagem e a limpeza dos rios pertencentes à bacia do Rio das Antas. “Esses recursos que são destinados para fins específicos do meio ambiente e que compõem o fundo municipal, nós queremos utilizar uma parte deles para a contratação de horas -máquinas para a dragagem do rio. Esse valor, acredito que ficará entre 60 e 80 mil reais, será destinado exclusivamente à esse tipo de operação," destaca o prefeito. Ele ainda explica que as demais melhorias necessárias como a desobstrução de árvores que estão impedindo o curso do rio, serão feitas através de uma parceria com o Exército."A gente já tem conversas adiantadas com o comando do Exército", destaca o prefeito. Dentre os rios, estão o Rio do Meio, Planalto, Lagoa e das Antas.

A responsável pelo andamento do projeto na Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal, Rozenilda Romaniw Bárbara, afirma que na quinta próxima, 23, acontecerá uma reunião em que o projeto das obras a serem realizadas será apresentado ao Conselho Municipal do Meio Ambiente para o resgate da verba. A reunião, quer será aberta também ao público, acontecerá as 9h na Casa dos Conselhos, localizado à rua Olímpia do Amaral Gruber, 657, no bairro Alto da Glória.

Texto: Kaio Ribeiro
Foto: Arquivo Marlene Pozaroski