Fotos exclusivas do bate-grades realizado pela policia no dia 11

O Jornal Hoje Centro Sul acompanhou o trabalho das polícias Civil e Militar no último dia 11, quando ocorreram duas tentativas  frustradas de fuga de presos da 41a Delegacia de Polícia Civil de Irati.  Confira as fotos exclusivas do bate-grades  realizado no dia 11.
Relembre o caso :
Duas tentativas de fuga foram empreendidas pelos detentos da 41a Delegacia de Polícia Civil de Irati nos últimos dias e contidas pela equipe policial. Desde quinta-feira (09), barulhos diferentes vindos das celas e comportamento anormal dos detentos foram percebidos pela polícia e estavam sendo monitorados. O delegado responsável pela  41a DP,  Jorge Luiz Wolker,  conta que, na sexta-feira (10), os presos mantiveram cobertores no solário o dia todo. Posicionando-os, inclusive, em pontos que dificultavam a visualização através das câmeras de segurança.
“Já sabíamos o que estava acontecendo e, às seis horas, depois de fechar todo mundo, vimos o buraco de cerca de um metro e meio no chão”, conta Wolker. O delegado acredita que 15 detentos estavam envolvidos na execução do buraco, que os mesmos imaginavam que daria acesso ao pátio externo.  A organização da tentativa de fuga é atribuída a três presos, todos transferidos de delegacias de municípios maiores para Irati.
“Quero deixar claro que não são presos de Irati, são de Ponta Grossa que mandam para cá para dar problema, um deles já tem três fugas”, aponta Wolker. Como não conhecem as estratégias usadas para evitar que os detentos fujam da 41a DP, cavaram o túnel indo do solário até o outro lado da parede. Entretanto, no local há várias motocicletas apreendidas empilhadas.
“Eles não iam conseguir fugir porque tinham as motos aqui, então, às seis da manhã de hoje (11) quando eles perceberam que iam ficar fechados, arrebentaram o cadeado e conseguiram entrar na cela destinada aos adolescentes, que atualmente está vazia”, conta Wolker.  Nesta cela, os presos fizeram um buraco na parede.
“Essa parte é frágil, é tijolo, mas como eu coloquei as chapas de aço, eles não conseguiram fugir”, explica o delegado, mostrando o buraco na parede. Ele enfatiza que, no período em que coordena a   41a DP,   vários reforços foram feitos nas paredes com chapas grandes de aço, além de piso em concreto no pátio externo e da colocação estratégica das motocicletas em pontos onde poderiam terminar possíveis túneis. Iniciativas para melhorar a segurança da Delegacia de Irati, desenvolvidas com o apoio do Conselho da Comunidade.

Mais informações na edição impressa do Jornal Hoje Centro Sul.
 Texto: Leticia Torres / Hoje Centro Sul
Fotos: Ciro Ivatiuk / Hoje Centro Sul