DS Engenharia – ajudando a projetar sonhos

Para a maioria das pessoas, realizar o sonho da casa própria é algo que demanda muito trabalho e esforço. Mas, quando é possível realizá-lo, deve-se ficar atento em como proceder para evitar gastos desnecessários e dores de cabeça.


A DS Engenharia – projetos e execução – trabalha de acordo com os desejos e as necessidades do cliente, tendo sempre em foco que construir uma residência ou casa comercial, é construir o sonho do cliente. Por isso a empresa trabalha aliando a engenharia, que é o serviço de projeção e edificação da obra  sempre levando em conta o projeto estético, o  conforto e a funcionalidade .
Diana Serbai, a engenheira responsável pela DS Engenharia, dá algumas dicas. Pra começar, a escolha do terreno deve ser feita de acordo com a casa ou comércio que se quer construir. Por exemplo, ver se o terreno tem frente suficiente para uma boa fachada ou exterior; se a topografia é adequada, o tamanho, entre outros.
O próximo passo é a confecção do anteprojeto, respeitando as exigências do cliente. As adequações às necessidades do cliente serão feitas até que se chegue a um denominador comum, pra que o projeto seja concluído, e a obra possa ser iniciada. Nessa etapa, o cliente tem à sua disposição uma maquete eletrônica, onde pode visualizar como a obra ficará quando finalizada, cada projeto é único, elaborado exclusivamente para aquele cliente.
Diana explica que a obra só pode ser iniciada com sua autorização e acompanhamento, pois características como o nível da rua, os recuos frente a outros terrenos e ruas, e a posição em relação ao sol devem ser respeitados para um ambiente mais agradável e livre de riscos. O ideal, segundo Diana Serbai, é que ocorram reuniões entre o mestre de obras, a engenheira, e o cliente.
Geralmente quem faz o orçamento dos materiais é o próprio cliente, que como todo bom consumidor, corre atrás dos preços mais baixos. Porém a DS Engenharia também se ocupa de orçamentos, se o cliente assim desejar, com a inclusão de tal ação no contrato com a empresa.
Assim, tomados todos os cuidados necessários, o sonho da casa ou comércio próprio pode ser realizado sem contra tempos.
A DS Engenharia também faz serviços de avaliação de imóveis de maneira completa, incluindo toda a parte estrutural, bem como as instalações elétricas e hidráulicas. Além de avaliar também terrenos.
Os projetos complementares que a DS Engenharia traz ao seu cliente são hidro-sanitários, acessibilidade residencial e comercial, edificações industriais, elétricos e estruturais.
Outro serviço é a readequação de obras segundo as novas normas do Corpo de Bombeiros, que está em vigor desde janeiro de 2012, com a prevenção contra incêndios e pânico.  Bem como a regularização necessária a construções comerciais de acordo com a vigilância sanitária, a regional de saúde, e o corpo de bombeiros, além dos trâmites burocráticos.
Um serviço diferenciado que a empresa também oferece é o “As Built”, um projeto feito a partir de uma obra já construída, realizando as adequações quando necessárias.
Em fevereiro de 2014 a DS Engenharia completará quatro anos, já tendo realizado e executado projetos para indústrias madeireiras, mercados, clínicas médicas, veterinárias e centros esportivos. A empresa também realiza projetos residenciais e para financiamentos com toda a documentação referente à engenharia, necessárias para a aprovação.  Além de igrejas e salões de festas. Sempre tentando minimizar gastos quanto às instalações.
Formada em engenharia civil pela UPEG 2006, Diana tem pós-graduação em gerenciamento de obras, e atualmente, está cursando pós-graduação em auditoria, avaliações e perícias da engenharia. Ela conta com o estagiário de arquitetura Robson Jean Schmitz, que vem desenvolvendo habilidades na elaboração de projetos arquitetônicos, visando a funcionalidade e estática dos ambientes internos e fachadas com design diferenciado, sob total supervisão da engenheira.
A empresa atende no horário comercial, no endereço Rua Pirina Nadal, 56, Centro. Mas é flexível, se adequando também aos horários do cliente, se necessário.
Texto e Fotos: Kaio Ribeiro