Últimos dias de inscrição para cursos técnicos do IFPR em Irati

Os interessados em ingressar em um curso técnico no IFPR em Irati devem se apressar, já que as inscrições para a prova que vai selecionar os futuros estudantes do câmpus podem ser realizadas até domingo, dia 1 de setembro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto. Em Irati, são ofertadas 80 vagas nos cursos técnicos integrados em Informática e Agroecologia - destinados aos candidatos que estejam no último ano do Ensino Fundamental e vão cursar o Ensino Médio e a formação técnica no IFPR. Há, também, outras 40 vagas para o curso técnico subsequente em Informática, este exclusivo para os estudantes que já tenham o Ensino Médio completo.


A taxa de inscrição é R$ 35 e o pagamento pode ser realizado até 9 de setembro.

Ao todo, são ofertadas 3856 vagas em 77 cursos técnicos e 22 superiores nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Coronel Vivida; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama. A relação completa dos cursos, bem como as descrições de cada um deles pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2014, disponível para download www.ifpr.edu.br/mostra.


Provas


As provas so processo seletivo serão realizadas no dia 6 de outubro nas 14 cidades que possuem câmpus do IFPR, além da Unidade de Educação Profissional em Coronel Vivida. Os candidatos deverão realizar a prova na cidade onde o curso pretendido é ofertado.


Para o ingresso nos cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitantes ao Ensino Médio, a prova avaliará conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental. Já a seleção para os cursos superiores, irá considerar conhecimentos relativos ao Ensino Médio.


IFPR irati-CmykAumento de vagas em relação ao PS 2013 é de 22%


Em 2014, a oferta de vagas é 22% maior que a de 2013. O aumento mais significativo foi nas vagas destinadas aos cursos superiores, que apresentam cinco novas opções em três diferentes câmpus. Foz do Iguaçu vai oferecer Licenciatura em Física e o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também há novos cursos superiores em Paranavaí, Licenciatura em Química e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a Licenciatura em Física em Telêmaco Borba. Estes são os primeiros cursos superiores oferecidos pelos câmpus nestes municípios, elevando para sete o número de cidades atendidas por cursos superiores do IFPR no Estado.


Reserva de vagas


Das vagas oferecidas para cada curso, 20% são de inclusão racial, destinadas a estudantes autodeclarados de cor preta ou parda. Outros 45% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Ainda haverá reserva para candidatos indígenas (5%), sendo destinadas à concorrência geral 30% das vagas.

Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão social os candidatos que tenham estudado em escola particular, mesmo com bolsa parcial ou integral, ou que já possuam curso superior.


Edital e inscrições


O Edital IFPR nº 10/2013, que rege o Processo Seletivo 2014, está disponível para consulta no endereço www.naps.ifpr.edu.br. Na mesma página, os candidatos devem efetuar a inscrição.


Assessoria IFPR