Curso de bovinocultura de leite mantém inscrições abertas

Voltado para produtores rurais, para estudantes do ensino médio e beneficiários do Bolsa Família, o curso de bovinocultura de leite teve as inscrições prorrogadas até o dia 4 de julho.

Trata-se de curso gratuito promovido pelo IFPR Campus Irati através do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Os alunos recebem bolsa vaca-lecheraauxílio no valor de R$ 2,50 a hora/aula para alimentação e transporte, totalizando R$ 500,00 por mês para este curso.
Com início no dia 6 de julho, as aulas ocorrerão aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com duração de 200 horas/aula. Para se inscrever é necessário ter o ensino fundamental completo e apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento ou de casamento; CPF; comprovante de residência; e declaração de escolaridade.
A inscrição é gratuita e pode ser feita na Secretaria Acadêmica do IFPR Campus Irati, localizado na Rua Pedro Koppe, nº 100, Vila Matilde, ou no Centro Administrativo Municipal – CAM, Rua Coronel Pires, 826. Informações pelos telefones (42) 2104-0202 e (41) 8887-6761, e pelo e-mail pronatec.irati@ifpr.edu.br

Atividade lucrativa
A bovinocultura leiteira tem se mostrado uma boa alternativa de renda para o produtor rural. A atividade garante lucro o ano inteiro, pois o produto pode ser adquirido diariamente pelas empresas de laticínio da região.
No curso os alunos serão capacitados a gerenciar a atividade produtiva leiteira, planejando, organizando, controlando e avaliando a atividade de produção. Poderão selecionar e produzir insumos, como sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, ração, sal mineral, medicamentos e vacinas. Estarão aptos a manejar vacas secas e em lactação, como reprodução, alimentação, e sanidade, além de manejar a ordenha. Outros
temas abordados serão procedimentos de segurança no trabalho, legislação para produção e comercialização de leite e normas sanitárias.

Texto: Assessoria
Foto: Porta Lacteo