Unicentro abre inscrições para o Mestrado em Desenvolvimento Comunitário

O curso é uma nova alternativa de formação para os iratienses e está com inscrições abertas para o processo seletivo até o dia 15


Irati - Encontram-se abertas desde segunda-feira (04), as inscrições para o Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário que, neste ano, começa a ser oferecido pela Universidade do Centro Oeste, Unicentro, em Irati.
Ao todo, 40 vagas estão disponíveis para a formação de pesquisadores, docentes e outros profissionais que se insiram nas diversas esferas relacionadas ao desenvolvimento comunitário. O curso prevê o estudo das práticas e saberes interdisciplinares em contextos comunitários, englobando seus aspectos sociais, culturais, socioambientais, educacionais, formativos, de trabalho e de saúde.
Neste contexto, deverá subsidiar a atuação dos alunos, com senso crítico em relação às condições de produção na comunidade. Para isto, associa conteúdos voltados às áreas de Ciências Sociais, Humanas e da Saúde.
As aulas das disciplinas obrigatórias acontecerão nas terças-feiras. As demais disciplinas deverão ser cursadas conforme a linha de pesquisa escolhida pelo aluno, considerando a necessidade de créditos para a titulação. O Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário possui duas linhas de pesquisa: 1 - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário; 2 - Processos do desenvolvimento humano nos contextos comunitários.
A primeira linha de pesquisa engloba saberes e práticas socioculturais e institucionais, suas relações com a formação humana e os contextos comunitários, incluindo representações sociais, relações de poder e as dimensões biopolíticas dos indivíduos em sua comunidade.
A segunda linha de pesquisa trata de práticas e saberes dos processos do desenvolvimento humano em contextos educacionais, ambientais, de trabalho, de saúde e de políticas públicas em suas relações com a comunidade.
O candidato ao processo seletivo para o mestrado deve optar por uma das linhas de pesquisa e propor um projeto de pesquisa voltado à área. A prova escrita será realizada no dia 05 de março, no período da tarde, e os aprovados serão convocados para entrevista no período de 18 a 22 de março. As aulas terão início em abril.


Objetivos específicos do curso
- Realizar pesquisas a partir de uma abordagem interdisciplinar de fenômenos abrangidos por saberes e práticas socioculturais e institucionais na área do Desenvolvimento Comunitário;
- Atender, cientificamente, às demandas regionais em seus aspectos biopolíticos e socioambientais, fundamentais para a promoção e o aperfeiçoamento de seus processos de desenvolvimento e formação humana;
- Proporcionar aos mestres formados pelo curso fundamentos para a compreensão de questões do desenvolvimento comunitário, a partir da perspectiva interdisciplinar, nas áreas de Ciências Sociais, Humanas e da Saúde, propiciando-lhes a possibilidade de intervenção em sua área de atuação.


Fases do processo seletivo
-Etapa I: Prova Escrita, de caráter eliminatório. Nela serão avaliadas: a compreensão e elaboração dos problemas tratados; a competência textual.
-Etapa II: Entrevista, com Análise do Projeto de Pesquisa e arguição do candidato, de caráter eliminatório e classificatório.
-Etapa III: Avaliação do currículo, de caráter classificatório. Será realizada uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa da trajetória acadêmica e profissional do candidato.


Cronograma do processo seletivo
04/02/2013 a 15/02/2013 - Inscrições
25/02/2013 - Divulgação das inscrições homologadas.
27/02/2013 - Apresentação de recursos para inscrições indeferidas.
01/03/2013 - Divulgação do resultado dos recursos.
05/03/2013 - 13h30 - 17h30 - Prova escrita.
11/03/2013- Divulgação dos aprovados na prova escrita e convocação para entrevista.
18/03/2013 a 22/03/2013 - Entrevistas.
25/03/2013 - Divulgação do resultado final do processo de seleção.
27 a 29/03/2013 - Matrículas.
01/04/2013 - Início do semestre letivo.


Procedimento de inscrição
As inscrições deverão ser feitas até o dia 15 de fevereiro, exclusivamente por Sedex com AR com carimbo dos Correios, enviando toda documentação solicitada para o seguinte endereço: Secretaria do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Desenvolvimento Comunitário - PPIDC - Unicentro PR 153 - Km 07 - Riozinho, sala 313, Prédio Principal, CEP 84500-000 - Irati - Paraná.
Os documentos exigidos para inscrição são: Requerimento de inscrição preenchido em formulário específico indicando a Linha de Pesquisa pretendida; Comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$100,00; Uma foto 3 x 4 atualizada colada na Ficha de Inscrição; Cópia autenticada do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação reconhecido pelo MEC; Currículo Lattes atualizado e comprovado (nos últimos 3 anos), nele deve constar, como critério para inscrição no Processo Seletivo, pelo menos uma produção bibliográfica, artístico-cultural ou tecnológica; Três vias do projeto de pesquisa; Cópia simples dos documentos pessoais (sem autenticação): carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, certidão de nascimento ou casamento, e folha de identificação do passaporte e do visto de permanência no país, quando estrangeiro.



Texto: Letícia Torres, com informações de Unicentro
Foto: Arquivo


Publicado na edição 657, 06 de fevereiro de 2013.