Trovas em Destaque em Irati – 1ª reunião de 2013

Irati - Acontece sábado, dia 23 de fevereiro, a primeira reunião de 2013 dos trovadores e escritores de Irati e região. Estes encontros acontecem no último sábado de cada mês, às 10 horas da manhã, no Centro Cultural Clube do Comercio.  A reunião é aberta a comunidade, não possui taxa de adesão, constitui-se de uma atividade literária não formal, tanto pode participar crianças, quanto adultos, independente de escolaridade. 

Esta é uma iniciativa da ALACS, que reúne pessoas que escrevem ou que gostariam de escrever poesia, utilizando-se de quatro versos para cada trova.  Ressalte-se que Irati se destacou na trova com o escritor Virgilio Moreira, que foi membro da Academia Paranaense de Letras.

O grupo de Irati está vinculado à União Brasileira de Trovadores, que existe há 46 anos e que possui centenas de seções e delegacias, tanto em municípios brasileiros, como também divulga e participa de Grupos de Trovadores em Portugal e América Latina.

Em Irati a primeira reunião aconteceu em 24 de outubro de 2009, tendo a devida regularidade, com a participação de um grupo que mensalmente escreve trovas, como também os integrantes enviam seus trabalhos (trovas/poemas) para os mais diversos concursos em nível nacional e internacional. Em Irati tivemos trovadores premiados em Taubaté, cidade natal de Monteiro Lobato, e Curitiba, além de que um membro do grupo compôs o júri em nível nacional, quando dos Jogos Florais em Curitiba, evento acontecido em junho de 2012.

Também nestes encontros os membros têm acesso aos informativos da União Brasileira de Trovadores e da Sessão de São Paulo (SP) que disponibilizam os concursos com os temas e regulamentos que acontecem mensalmente nos mais diversas seções e delegacias brasileiras e internacionais. Exemplifica-se com: Jogos florais de Nova Friburgo (RJ), tema das trovas: preço, prazo para envio até 28 de fevereiro de 2013: Jogos Florais de Avis/Portugal, tema: ser poeta, prazo: 05 de abril de 2013; 26º Jogos Florais de Ribeirão Preto; tema: muralha, prazo: 21 de março de 2013; IX Concurso de Trovas Maranguape/CE, tema: Deus, prazo: 15 de abril de 2013 e ainda divulgam-se muitos outros concursos, que os participantes podem optar e assim enviar seus trabalhos literários.

Os integrantes do Grupo de Irati necessariamente não precisam enviar os trabalhos, caso não queiram fazê-lo. Na realidade caracteriza-se como um encontro literário de amigos que falam e escrevem poesia. Aguardam-se novas participações. Compareçam que serão muito bem vindos ao convívio dos membros União Brasileira de Trovadores de Irati.

Luiza Nelma Fillus