Todos os alunos da rede municipal de Teixeira Soares ganharão uniformes novos

[caption id="attachment_24712" align="alignright" width="429" caption="Cada um dos 1.100 alunos de Teixeira Soares receberá o uniforme composto por seis peças"][/caption]

Teixeira Soares - Nesta quinta-feira (14), 1.100 alunos da rede municipal de ensino de Teixeira Soares retornam às salas de aula. Em nove escolas e duas creches, a educação infantil e o ensino fundamental são ofertados pelo Município.
Ao chegarem às escolas, os alunos receberão gratuitamente um kit de uniforme, composto por seis peças de roupa. São duas calças, duas camisetas, uma bermuda e uma jaqueta. Confeccionadas com tecidos de qualidade, as peças que compõem o kit de uniforme padronizarão a vestimenta no setor de educação de Teixeira Soares.
"Todos os alunos receberão o uniforme, assim como os funcionários e professores das escolas municipais", conta a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Teixeira Soares, Nely Tyski Manhabosco. Ela explica que a padronização de cores e modelos é igual para todos. "Assim as escolas ficam bem apresentadas", define.
Ela conta que o uniforme vem sendo fornecido há vários anos e que, em alguns deles, como em 2012, as peças são apenas complementadas. São entregues aos alunos novas camisetas, que são mais utilizadas e, portanto, têm maior desgaste. "Como em 2012 houve esta complementação, neste ano, todos receberão uniforme completo", comenta Nely.
Também será destinado material escolar básico aos alunos que necessitarem. Conforme a indicação das escolas, a Secretaria Municipal de Educação fornece aos estudantes cadernos, lápis, régua e demais itens imprescindíveis ao acompanhamento das aulas.
Livros didáticos novos, escolhidos pelos professores e comprados pelo Ministério da Educação, são repassados aos alunos de três em três anos. Em 2013, os alunos receberão os livros novos do MEC. A Secretaria Municipal de Educação adquire periodicamente livros de literatura para as bibliotecas das escolas e, neste ano, também comprou dicionários para apoiar o trabalho dos professores.




[caption id="attachment_24713" align="alignright" width="420" caption="O material escolar básico é oferecido aos alunos que precisam"][/caption]

Semana pedagógica
As atividades da Semana pedagógica ocorreram entre os dias 04 e 06 de fevereiro. Todos que atuam no setor de educação - professores, funcionários, motoristas, serviços gerais, professores das creches etc. - participam das palestras e discussões.
"Práticas e vivências musicais em sala de aula" foi o tema principal das atividades pedagógicas. Também ocorreram 8h de capacitação para que as escolas desenvolvam material para participar do Programa Agrinho, em parceria com o Senar-PR.


Transporte escolar
Para assegurar a volta às aulas, as estradas rurais estão "regulares", segundo o prefeito Ivanor Muller. Ele informa que, nos próximos dias, haverá licitação para contratar uma empresa que faça a detonação em cascalheiras, o que colaborará para a execução dos serviços nas estradas.
Muller conta que todas as linhas do transporte escolar terão ônibus para levar os alunos às salas de aula. Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, nos últimos anos a frota de ônibus próprios do transporte escolar teve grande ampliação. "Mas mesmo assim ainda há demanda para veículos terceirizados", informa Nely.


 

Textos e fotos: Letícia Torres, da Redação


Publicado na edição 658, 13 de fevereiro de 2013.