Semana pedagógica inova ao propor o ensino de conteúdos de modo prático

[caption id="attachment_24617" align="aligncenter" width="420" caption="Professores aprovaram a semana pedagógica voltada à prática"][/caption]

Rebouças - "Queremos ter um ensino atrativo, que tenha o lúdico como diferencial, que valorize a capacidade do aluno de criar". A declaração é da secretária municipal de Educação de Rebouças, Silvia Letícia Santos Padilha, e sintetiza os "novos ares" começam a motivar os profissionais que atuam no setor de educação.
Exemplo disto, a semana pedagógica propôs atividades práticas e ofereceu indicações de como levar o conteúdo aprendido para a sala de aula, o que agradou muito os professores.
"Sou professora há 26 anos e não lembro de ter tido uma semana pedagógica tão gostosa como a deste ano", afirma a professora Solange Maria Jorge. Ela se diz ansiosa para preparar os materiais junto com os alunos.
"Foi fantástico, muito proveitoso, muito prático", diz a professora de educação especial Maglaine Dominique Chereda. E ela contextualiza sua opinião sobre a semana pedagógica. "A teoria a gente tem, mas estão cobrando muito de nós o concreto".
A construção de jogos, cartazes, instrumentos para a contação de histórias, objetos para a aprendizagem de matemática, dentre outros, foram ensinados aos professores da rede municipal de ensino de Rebouças, pela mestre em Educação Vitória Bortonile Tabalipa. Ela atua na Faculdade CELER, contratada para coordenar a capacitação. "Trabalhei a ludicidade e eles acataram muito bem, o contato foi bem gratificante, melhor do que esperávamos", destacou.
Para a coordenadora pedagógica Ângela Rita, as atividades evidenciam possibilidades de mudança, de melhoria na aprendizagem, considerando que os conteúdos adquiridos poderão ser aplicados no dia-a-dia dos professores.
A semana pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Rebouças ocorreu entre os dias 04 e 06 de fevereiro. A abertura dos trabalhos envolveu todos os funcionários do setor de educação - professores, coordenadores, serventes, merendeiras, motoristas. Eles participaram da palestra "A educação é um desafio de todos os agentes educacionais". Nos dias 05 e 06, de manhã houve discussão da proposta político-pedagógica do município e oficina de contação de histórias, à tarde ocorrem atividades que ensinaram os professores a trabalharem os conteúdos na prática.



Transporte escolar

Para melhorar o transporte escolar, o Município de Rebouças conta com três micro-ônibus novos. Os veículos foram repassados, na última semana, pelo Governo do Estado ao Município. De acordo com o prefeito, os ônibus são importantes para oferecer mais conforto e segurança aos alunos.
Para começar a utilizá-los, entretanto, Claudemir Herthel (PSDB) fala que terá que fazer a contratação emergencial de motoristas.


 

Texto e foto - Letícia Torres, da Redação


Publicado na edição 658, 13 de fevereiro de 2013.