Mallet conta com cerca de 50 viticultores que têm recebido, além de assistência técnica especializada, auxílio na colheita e comercialização
Mallet - A Secretaria Municipal de Agricultura de Mallet está oferecendo todo apoio aos viticultores do município. A primeira reunião com os fruticultores ocorreu no mês de janeiro e teve a participação de 40 produtores de uva. Na ocasião, o secretário de Agricultura, Rafael Klein, expôs as dificuldades financeiras e de pessoal encontradas em toda prefeitura e discutiu com os viticultores a maneira como proceder com a safra deste ano. Foram tratados desde a assistência técnica até o transporte da produção.
Com a disponibilidade de um caminhão de quatro toneladas e uma picape com capacidade para 700 kg, que são de uso exclusivo para programas de fruticultura do município (que na atual gestão estão sendo usados em suas devidas funções), a Secretaria auxilia no transporte da produção de uva para comercialização. O apoio se estende ainda à organização da colheita, assistência técnica especializada, elaboração de notas fiscais e apoio às negociações entre produtores e compradores.
Segundo o técnico responsável pela fruticultura no município, Ernani Worell, "Mallet conta com aproximadamente 50 viticultores, totalizando uma área de 85 ha de uva. Mesmo com a produção prejudicada em 20% pela ocorrência de geadas no ano anterior (em alguns produtores a quebra chegou a 100%), a estimativa de produção para 2013 chega às 800 toneladas de uva bordô e niágara branca, as quais estão sendo escoadas para vinícolas de Pinheiro Preto - SC, São José dos Pinhais, Araucária, União da Vitória, Irati e Rio Azul". Ernani também destaca que boa parte da produção é usada para fabricar sucos e geleias e na vinificação colonial pelos agricultores familiares malletenses. "Esta é uma alternativa que vem aumentando gradativamente no município, pois agrega mais valor ao produto dentro das propriedades", informa.
O secretário de Agricultura, Rafael Klein, comenta que "a principal meta da Secretaria de Agricultura nesta nova gestão é simplesmente dar total apoio ao agricultor malletense, tratando-o com respeito, dando treinamento técnico e disponibilizando toda a estrutura da Secretaria para isso. Só assim teremos ótimas safras com a qualidade e a satisfação que o agricultor malletense merece".
Texto: Assessoria da Prefeitura de Mallet
Publicado na edição 657, 06 de fevereiro de 2013.