Reunião pedagógica promove encontro de professores municipais

[caption id="attachment_24398" align="alignleft" width="420" caption="Professores se encontraram na sede da associação dos funcionários. Na terça foi discutido o planejamento"][/caption]

Irati - Na manhã desta segunda-feira (4), todos os professores da rede municipal de ensino de Irati foram reunidos na associação dos funcionários da prefeitura para dar início aos trabalhos pedagógicos de 2013. Na ocasião, foram apresentadas as equipes de ensino, transporte escolar e setor administrativo da secretaria municipal de Educação.
A semana pedagógica segue até dia 6. Amanhã (5), reunidos em dois grupos diferentes os professores irão rever o planejamento e propor modificações. Na quarta-feira (6), funcionários do setor administrativo, serviços gerais e transporte escolar irão se reunir.
A secretária de Educação, Claudia Petchak, destacou que o trabalho da secretaria deve levar em consideração não apenas o plano municipal de Educação, mas também a justiça social. "Oferecendo acesso, permanência e sucesso escolar às crianças. Para isso é imprescindível que tenhamos estrutura nas escolas, acesso ao material didático e valorização profissional, humana e financeira", observou.
Claudia destacou as ações já iniciadas, como a instituição de lotações para os professores como no Estado, o que permitirá ao município ver a real demanda de vagas e folha de pagamento. Segundo Claudia, deverá também ser revista a avaliação de desempenho.
O prefeito, Odilon Burgath, participou da reunião. Ele anunciou que o material didático será estendido também para o primeiro ano e não apenas para a Educação Infantil. Odilon mencionou o trabalho para organizar as eleições diretas para diretores. "É um compromisso nosso para que a comunidade possa interagir e decidir. Iremos trabalhar durante o ano para que no início de 2014 possamos realizar eleições", frisou.
Segundo Odilon, a ida a Brasília na última semana proporcionou contato com diversas instituições governamentais e modelos de sucesso, que lhe deram a perspectiva de crescimento, especialmente na área de Educação. "Volto animado com a possibilidade de trazer recursos para a Educação e com muitas ideias para melhorar nosso IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], vendo exemplos de municípios que conseguiram mudar sua realidade, como é o caso de Foz do Iguaçu", disse.
O orçamento do município foi abordado pelo prefeito, revelando a necessidade de crescimento. "Carambeí tem 27 mil habitantes e um orçamento de aproximadamente R$70 milhões. Irati tem 57 mil habitantes e tem os mesmos R$ 70 milhões. Nós precisamos crescer, trazer novas empresas, fazer com que o município avance na Educação e Turismo. Gerar divisas para que possamos ampliar os investimentos, principalmente na Educação", exemplificou.




[caption id="attachment_24399" align="alignright" width="420" caption="Prefeito destacou a necessidade de aumentar a arrecadação municipal para ter maior orçamento e capacidade de investimento"][/caption]

Odilon destacou que ao longo do ano deve continuar visitando as escolas, atividade que iniciou em 2012. "Eu percebi que existem problemas de estrutura, na parte física e elétrica, que as escolas necessitam de ampliação, que há falta de biblioteca, refeitório, espaço adequado para leitura, profissionais de informática e computadores. Um dos nossos grandes esforços é que a ampliação e reforma das escolas possa gradativamente acontecer", destacou.
O prefeito citou as ações que antecederam o início das aulas, como o trabalho de limpeza das escolas para que as crianças possam chegar a um ambiente adequado e também as situações de reparos de emergência, como no caso da escola Mercedes Braga, que foi alvo de depredação. O trabalho com a secretaria de Viação e Serviços Rurais também foi priorizado, uma vez que os trechos mais críticos foram melhorados para permitir a passagem dos ônibus escolares.
Pela manhã houve ainda palestra motivacional com o ouvidor público municipal, Helder Beal, e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Flavio Synderski. O almoço será servido no local e haverá palestra durante a tarde.



Texto e fotos: Assessoria PMI


Publicado na edição 657, 06 de fevereiro de 2013.