Projeto Verde é Vida será desenvolvido em escolas municipais

[caption id="attachment_25260" align="alignright" width="420" caption="O tesoureiro da Afubra, Marcílio Laurindo Drescheler, e o prefeito de Irati, Odilon Burgath, assinam o convênio"][/caption]

Irati - O prefeito de Irati, Odilon Burgath, assinou no último dia 19 termo de parceria para execução do projeto Verde é Vida nas escolas municipais durante os próximos quatro anos. Há 21 anos o projeto é desenvolvido pela Afubra, Associação dos Fumicultores do Brasil. A cerimônia de assinatura do convênio foi conduzida pelo tesoureiro da Afubra, Marcílio Laurindo Drescheler.
Por meio das escolas, o programa permanente de educação ambiental leva informações, conceitos e práticas de preservação ambiental às comunidades rurais onde a entidade está presente. Em 2013, o tema do projeto será "os animais". Diversas ações, como a bolsa de sementes, reuniões pedagógicas, pesquisa científica, palestras, oficinas e distribuição de mudas abordarão o tema.
"O projeto é muito bem organizado e teremos muitos benefícios com ele. A escola receberá um baú de livros com material didático muito bem elaborado", observa a secretária municipal de Educação de Irati, Claudia Zanlorenzi. O próximo passo será a escolha das escolas que irão participar. De acordo com a secretária, serão priorizadas as escolas rurais. "Haverá reunião de capacitação para professores e coordenadores e a realização de um diagnóstico socioambiental da comunidade escolar. A partir dele serão estabelecidas as ações que serão realizadas", explica.
Também assinaram o termo de parceria os municípios de Rio Azul, Teixeira Soares, Rebouças e Mallet. Em 2012, o projeto teve participação de 66 municípios. Em 2013, de acordo com a assessoria da Afubra, a atuação do projeto envolverá aproximadamente 180 municípios.


Ações ambientais e educacionais em escolas do Projeto Verde é Vida :
- Doação de mudas de árvores nativas;
- Doação de material didático-pedagógico;
- Realização de palestras;
- Participação em eventos;
- Orientação técnica e pedagógica para professores e comunidade e geral;
- Participação do Afubrinha (mascote do programa) em atividades lúdico-pedagógicas;
- Manutenção e assistência em viveiros de mudas para reflorestamento e conservação ambiental;
- Desenvolvimento do Programa de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos para reciclagem.



Texto e foto: Assessoria PMI


Publicado na edição 660, 27 de fevereiro de 2013.