Projeto do curso de Artes Cênicas é entregue para secretários de Estado


Centro Sul - Representantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) estiveram reunidos na quarta-feira (26), em Curitiba, com os secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e da Cultura, Paulino Viapiana, para entrega do projeto do curso de Artes Cênicas. Da Unicentro, participaram do encontro o reitor, Aldo Nelson Bona, o diretor e a vice do Campus de Irati, Edélcio José Stroparo e Maria Rita Kaminski Ledesma, e a diretora do Setor de Humanas, Letras e Artes (Sehla), Regina Chicoski.

Para o reitor da Unicentro, a proposta de uma graduação em Artes Cênicas se justifica, principalmente, por mesclar as dimensões social e institucional. “A oferta desse curso em nossa universidade atenderá a uma demanda manifestada por integrantes de diversos grupos emergentes de teatro amador da região”, afirmou Bona, ressaltando, em seguida, que outro aspecto a ser mencionado são as condições institucionais, consideradas “particularmente favoráveis para a instalação do curso, já que a Unicentro conta com inúmeras parcerias, como as secretarias estadual e municipal de Cultura, a Prefeitura de Irati, o Centro Cultural Denise Stoklos, o próprio curso de Arte-Educação da universidade e a Alacs (Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná), dentre outros que fomentam as artes e as culturas na região de Irati”.


O diretor do Campus de Irati salientou que, mesmo a demanda sendo regional, o curso de Artes Cênicas beneficiará estudantes de todo o país. “Todos que valorizem os diferenciais curriculares desse curso, principalmente em relação à pesquisa em processos criativos, poderão participar de uma graduação que nascerá grande, tendo em vista as grandes parcerias que envolvem a nossa Unicentro, como, por exemplo, o privilégio de uso do acervo da artista Denise Stoklos, hoje sob a responsabilidade do Arquivo Histórico da universidade”, avaliou Stroparo.


Durante a reunião a professora Regina apresentou e explicou o projeto, revelando que a ideia surgiu em 2007 e que o curso de bacharelado em Artes Cênicas possui um desenho curricular que articula as teorias e as práticas necessárias ao desenvolvimento de atrizes, atores ou performers, abrangendo as diversas formas do teatro, da performance, da música, da dança e do movimento. A responsável pelo Sehla destacou, ainda, que o diferencial do curso encontra-se no regime integral e na ênfase em pesquisa por meio de processos de criação, além da iniciação científica formal. Outro ponto, é que os resultados do ensino e da pesquisa darão suporte para atividades de extensão.



CENTRO CULTURAL


Depois, a comitiva da Unicentro se reuniu com o secretário de Governo do Paraná, Cezar Silvestre, para discutir os procedimentos para revisão dos projetos do Centro Cultural de Irati, com objetivo de preparar as licitações para continuidade da obra.


O prefeito Odilon Burgath e a secretária de Cultura de Irati, Claudete Camargo, também participaram da reunião, que contou, ainda, com a presença de técnicos da Paraná Edificações e da Paraná Cidade.