Programa de Aquisição de Alimentos voltará a funcionar em Rebouças

Rebouças - Em Rebouças, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) teve os recursos bloqueados temporariamente pela Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, devido ao não cumprimento de parte da meta de entrega de produtos em 2012. Para resolver o caso, representantes da Emater, o antigo secretário de agricultura de Rebouças e os presidentes das associações de Marmeleiro e de São Miguel estiveram recentemente em Curitiba, na Conab.
A comitiva explicou aos responsáveis pelo programa que ocorreram atrasos na entrega dos alimentos por alguns agricultores e dificuldades no processamento dos mesmos, pois a estrutura existente não conseguiu beneficiar todos os produtos em tempo. "Eles entenderam e se comprometeram a fazer o desbloqueio", informa o técnico da Emater, Clarisvaldo Antunelli. Segundo ele, serão feitas as adequações nos projetos solicitadas pela Conab e o programa continuará em andamento no Município.
O técnico da Emater também frisa que todos os produtores que já entregaram os alimentos para as escolas, creches, projetos sociais, hospitais e outras instituições e emitiram notas, vão receber. "Ninguém vai perder, só atrasou por conta desses problemas", disse Antunelli.
Atualmente, 123 produtores rurais de Rebouças fornecem alimentos para o PAA, participando de dois, projetos que estão em andamento e tem duração de dez meses. Cada produtor recebe entre R$ 4.500,00 e R$ 4.800,00.
Conheça o programa
Programa de Aquisição de Alimentos é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.


Texto: Da Redação, com informações da Rádio Alvorada


Publicado na edição 659, 20 de fevereiro de 2013.