Prefeitos se atentam aos investimentos federais

Prefeitos de Mallet, Rio Azul, Teixeira Soares e Irati contam a experiência que tiveram ao participarem do 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas




[caption id="attachment_24387" align="alignright" width="420" caption="Girardi explica para a Ministra Chefe da Casa Civil as necessidades de Rio Azul"][/caption]

Centro Sul - Entre os dias 28 e 30 de janeiro, os prefeitos do Centro Sul participaram, em Brasília, junto aos demais líderes do Executivo do pais, do 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas. Na ocasião houve o anúncio R$ 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas. Deste montante, cerca de R$ 35,5 bilhões para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana, selecionadas no final de 2012.
Para ter acesso a uma parcela dos recursos, alguns municípios da região precisam regularizar certos trabalhos. Dentre eles, a confecção ou atualização do Plano Diretor e do Plano de Ações Articuladas da Educação (PAR). Em Mallet, por exemplo, os dois projetos terão de ser finalizados, segundo o prefeito Rogério Almeida (PV). Depois, segundo ele, serão reivindicadas verbas para investimentos em escolas municipais.
O prefeito fala ainda que aproveitou a ida à Brasília para conversar com deputados federais que se comprometeram a destinar emendas orçamentárias para Mallet. "Contamos com o apoio de deputados para conseguirmos recursos junto ao Ministério das Cidades, mas, para isto, precisamos ter o Plano Diretor concluído", explica.
Outra área de interesse para Mallet é a saúde. "Existem recursos para a construção de unidades básicas de saúde e queremos mais uma unidade em Mallet", afirma Almeida.
Em Irati, Odilon Burgath (PT) também pretende conseguir recursos federais para a área de saúde. Ele pretende ampliar as unidades de saúde, aumentar a quantidade de equipes de Saúde da Família e disponibilizar mais profissionais para atender a população. O prefeito destacou que uma das primeiras unidades de saúde a ser ampliada é a da Vila São João, para que se viabilize o atendimento em horário estendido. Quanto a disponibilizar mais profissionais ele conta que o Município de Irati será inscrito no PROVAB - Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica. Por meio deste programa, o Governo Federal pagará os salários dos novos profissionais, cabendo ao município despesas com alimentação e transporte. Outro ponto citado pelo prefeito de Irati foi a necessidade de conseguir novos investimentos para a frota de veículos que realiza o transporte de pacientes.
Burgath também comentou que durante o Encontro dos Prefeitos foi possível finalizar os trâmites para a destinação de mobiliário ao CMEI de Canisianas, para que este seja inaugurado em breve. Ainda, que lhe chamou a atenção o fato de existirem muitos recursos disponíveis no Ministério da Pesca. "Nesta área tem sobrado recursos", diz Burgath, sugerindo que sejam feitos estudos em Irati quanto a viabilidade do investimento em piscicultura.


Proximidade importante
Os prefeitos de Rio Azul, Silvio Paulo Girardi (PSC), e de Teixeira Soares, Ivanor Muller (PSD) comentam a importância desta aproximação entre o governo Dilma Rousseff e os prefeitos. "Chamou a atenção a facilidade em nos comunicarmos com o alto escalão, podermos conversar com os ministros", disse Girardi. Ele citou a importância de expor aos ministros, aos secretários, o que almeja para o município. E Muller complementa, "nunca o Governo Federal esteve tão próximo, foi muito bom ver que a presidenta Dilma está preocupada com os municípios de menos de 50 mil habitantes".
Antes da Marcha dos Prefeitos, segundo Muller, a presidenta não sabia, por exemplo, "que eram tão importantes as patrolas (motoniveladoras) e retroescavadeiras para os municípios". Ao se dar conta disto, agora ela destinou através do Plano de Aceleração do Crescimento, PAC 2, este tipo de máquina aos municípios de até 50 mil habitantes. Rio Azul e Teixeira Soares já se inscreveram para receber os equipamentos.
Rio Azul ainda pleiteia projetos de pavimentação, 60 moradias através do Programa Minha Casa, Minha Vida, água encanada para oito comunidades rurais, a construção de quadras esportivas, dentre outros. "Vimos o que o Governo Federal tem a oferecer através dos ministérios, precisamos apenas ter projetos viáveis, comprovando a real necessidade dos mesmos em favor da população", afirmou o prefeito de Rio Azul.
Teixeira Soares, inicialmente, pretende pleitear recursos para investimento na educação, para a compra de micro-ônibus e construção de creches. "Foi aberto um leque muito grande em todas as áreas e agora as secretarias terão que verificar o que encaixa e cadastrar os projetos para que haja investimentos", disse o prefeito de Teixeira Soares.



Texto: Letícia Torres, da Redação


Publicado na edição 657, 06 de fevereiro de 2013.