Oi é líder de reclamações no Procon de Irati

Cerca de 50% dos consumidores insatisfeitos no município são clientes da operadora



Irati - Clientes insatisfeitos. Essa é a forma que melhor define os consumidores que utilizam serviços da operadora Oi. Seja telefonia fixa, móvel, serviços de internet ou televisão, a concessionária de serviços de telecomunicações é líder disparada em reclamações do Procon de Irati com cerca de 150 atendimentos ao mês, algo em torno de 50% da demanda do Procon.
A situação chegou ao ponto de o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Irati precisar disponibilizar um funcionário apenas para lidar com os clientes insatisfeitos da Oi. Dyorgines Luccas Wodonos, assessor técnico do Procon de Irati, afirma que, para cada atendimento da operadora de telecomunicações, leva-se uma média de 30 minutos.
Wodonos afirma que a grande maioria dessas reclamações é por cobranças indevidas. Segundo ele, o próprio atendimento da Oi telefona para o consumidor e oferece um pacote ou plano. Em alguns casos, mesmo que o cliente não aceite esta oferta, a operadora agrega este plano à sua conta. "A Oi agrega serviços mesmo sem o consumidor autorizar", afirma o assessor técnico.
Para o coordenador do Procon de Irati, Ronaldo Luiz Evangelista, a operadora realiza essas ações numa atitude de "má-fé". "Baseado no que é comum em toda e qualquer empresa que se chama meta. A partir do momento em que eles (Oi) colocam metas de vendas para os operadores, eles começam a agir dessa forma. Eu só consigo encontrar essa explicação", comenta. Evangelista ainda diz que muitas vezes os funcionários da Oi informam aos clientes que determinado serviço, como a Oi TV, por exemplo, é gratuito. No entanto, quando a fatura chega ao fim do mês, o consumidor percebe que aquele plano foi cobrado.
Ele afirma que o consumidor tem o direito fundamental de informação sobre todo contrato e fornecimento de produto que lhe for oferecido e disponibilizado. "Então quando o prestador de serviço não oferece essas informações e ainda cobra por serviços que não foram solicitados, eu só posso compreender que é má-fé por parte da empresa", diz.



O coordenador do Procon, Ronaldo Evangelista, afirma que a Oi age de má-fé

Um exemplo da falta de idoneidade na prestação de serviços da Oi é o fato da empresa ter enviado um chip de celular para uma pessoa falecida há mais de seis meses. Wodonos também cita que alguns clientes já reclamaram que técnicos da operadora chegam a ligar 15 vezes no mesmo dia oferecendo algum plano.
Outra dificuldade encontrada pelos clientes da operadora é o cancelamento de serviços, pois, de acordo com o coordenador do Procon, quando há o cancelamento a meta cai novamente e os funcionários da empresa precisam "angariar" novos clientes. "Existe um pensamento mais no sentido de cumprir essas metas do que a preocupação com a transparência com o consumidor", comenta Evangelista. Ou seja, é muito difícil conseguir cancelamento de serviços da Oi.
De acordo com a Carta de Serviços da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), "não será devida a multa se o cancelamento for solicitado em razão de descumprimento de obrigação contratual ou legal por parte da prestadora". A Oi trabalha com planos de fidelidade, gerando ônus ao consumidor que cancela seu serviço antes do fim desse prazo. "Mas como eles vão cobrar multa de um serviço que o cliente nem solicitou?", questiona Evangelista.
O coordenador do Procon de Irati reitera que falta transparência da Oi para com seus clientes. "Eles (Oi) não estão dando informações ao consumidor, estão forçando produtos que o consumidor não adquire. Isso é uma total falta de transparência e respeito com o cliente", afirma.
Para ele, seria necessária uma tomada de providência do órgão regulador que é a Anatel. Dos 399 municípios do Paraná, cerca de 50 têm o Procon, ou seja, ainda existem muitos casos que não são resolvidos. "Os Procons ficam apagando fogo, mas ainda existem muitos consumidores sendo lesados. É preciso que a Anatel seja mais firme em relação a isso", aponta o coordenador do Procon.



Lucas Wodonos foi designado para trabalhar apenas atendendo aos clientes da Oi

Multas
A Anatel vem aplicando diversas multas à operadora Oi desde o início deste ano. No Diário Oficial da União da última segunda (25) constam mais oito multas, no total de R$ 118,5 mil, que se somadas às quatro recebidas pela operadora desde o dia 15, superam R$ 40 milhões.
Todas as punições são referentes ao descumprimento de obrigações e metas do Plano Geral de Metas para Universalização das telecomunicações no país por empresas incorporadas pela Oi.


Procure o Procon
Wodonos e Evangelista afirmam que a grande maioria dos problemas levados pelos clientes da Oi ao Procon é resolvida, por isso, pedem a esses consumidores que procurem seus direitos e levem suas reclamações ao Procon. "O índice de solução dos problemas da oi é muito satisfatório", garante Wodonos.
O Procon de Irati fica na Rua Dr. Correia, 115, entre a prefeitura e a Câmara Municipal. O telefone para contato é 3907-3150 e o e-mail é procon@irati.pr.gov.br.


 

Texto: Guilherme Capello, da Redação


publicado na edição 670, 27 de fevereiro de 2013.