Município passa a oferecer transporte gratuito aos universitários

Teixeira Soares - O sonho de fazer um curso superior está mais próximo dos jovens que moram em Teixeira Soares. Isto porque o Município passou a oferecer, neste ano, transporte diário gratuito a todos que quiserem fazer faculdade em Irati ou em Ponta Grossa.
Teixeira Soares, assim como a maioria dos municípios do Centro Sul, não possui nenhuma instituição que disponibilize curso superior e o fato dos estudantes terem que pagar pelo deslocamento até uma universidade (mesmo as públicas) dificulta o acesso de muitos aos cursos de graduação. Em 2012, a prefeitura do Município já custeava 50% do valor do transporte e, neste ano letivo, começou a pagar integralmente.
"O ganho para o Município é muito grande, estamos preparando o nosso jovem para o trabalho, inclusive com faculdade", define o prefeito Ivanor Muller (PSD). Ele entende que as mudanças substanciais ocorrerão em longo prazo, quando as novas gerações, com maior nível de instrução puderem, por exemplo, investir em modernas tecnologias e desenvolver novos empreendimentos na cidade.
O prefeito cita como exemplo a sua área de atuação, que é a agricultura. "Temos que estar com os melhores equipamentos e manter a qualidade na colheita e beneficiamento de grãos", diz Muller. Ele enfatiza que os compradores estão cada vez mais exigentes e quem não produz produtos de qualidade, com boa assistência técnica - prestada por profissionais que têm curso superior -, não consegue vender.


Universitários
Ao todo, 125 jovens de Teixeira Soares serão beneficiados com transporte gratuito para cursarem a faculdade escolhida. Serão disponibilizados dois micro-ônibus de 32 lugares para levar os universitários ao Município de Ponta Grossa e um ônibus para transportar aqueles que estudam em Irati. "É um grande incentivo", diz Muller.
O prefeito acredita que com este incentivo, todos, inclusive os jovens do campo, poderão ter mais acesso à educação superior. "Quem não estiver preparado, vai ficar fora do mercado de trabalho", finaliza.



Texto e foto: Letícia Torres, da Redação


Publicado na edição 658, 13 de fevereiro de 2013.