Mais de 4 mil alunos do Ensino Fundamental voltam às aulas

[caption id="attachment_24773" align="aligncenter" width="500" caption="Os 4.406 alunos da rede municipal de ensino, matriculados no Ensino Fundamental, voltaram ontem às salas de aulas das 20 escolas municipais"][/caption]

Irati - Nessa quinta-feira (14), em Irati, alunos do Ensino Fundamental voltaram às aulas. De acordo com dados da secretaria municipal de Educação, as matrículas totalizaram 4.406. Estes alunos estão distribuídos nas 20 escolas municipais. Atualmente, o município conta com 389 professores e aproximadamente 200 trabalhadores do setor de Educação.

Na Educação Infantil, 937 alunos estão matriculados em 11 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). Nesta área, o município conta com 87 professores. Os CMEIs não tiveram férias, apenas recesso, de 18 de dezembro ao dia 1º de janeiro. Do dia 2 de janeiro até o dia 21, 50% dos funcionários trabalharam, desta forma, aquelas crianças que não poderiam ficar em casa foram atendidas.


PREPARAÇÃO


Os professores e trabalhadores do setor já estavam se preparando para a volta às aulas desde o mês passado. O primeiro evento de preparação aconteceu no dia 24 de janeiro, quando diretores e coordenadores se encontraram para definir prioridades para as escolas e debater propostas. No dia 30 de janeiro as coordenadoras pedagógicas participaram de reunião na Secretaria de Educação para discutir o papel da coordenação pedagógica nas escolas.


FORMAÇÃO CONTINUADA


No dia 31, os participantes do programa “FormAção pela escola” se encontraram na secretaria. O programa de formação continuada à distância tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas de programas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).




[caption id="attachment_24774" align="alignright" width="350" caption="O prefeito de Irati, Odilon Burgath, foi até a escola Olaria Filipak para dar as boas vindas aos estudantes"][/caption]

SEMANA PEDAGÓGICA


A semana pedagógica aconteceu de 4 a 6 de fevereiro. No primeiro dia houve encontro dos professores na Associação da Prefeitura. No segundo dia os professores foram divididos em grupos para discutir o planejamento e a proposta pedagógica. No dia 6, foram reunidos os auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais, merendeiras e motoristas. Para finalizar, no dia 08, os motoristas, juntamente com o diretor do Transporte Escolar, Isaias Pinheiro da Silva, reuniram-se para planejar as diretrizes do ano de 2013 para o transporte dos alunos das escolas públicas.


Texto: Ascom Prefeitura de Irati