Lauri entra com recurso judicial junto ao TRE

Prefeito teve seu mandato cassado por irregularidades na prestação de contas 




[caption id="attachment_24348" align="alignright" width="386" caption="Setrinski continua exercendo a função de prefeito"][/caption]

Inácio Martins- Eleito prefeito com uma das menores margens da região (273 votos), Lauri Setrinski (PSDB), de Inácio Martins, teve sua candidatura cassada na última quinta-feira (31). O juiz da 34ª Zona Eleitoral da Comarca de Irati, da qual Inácio Martins faz parte, Fernando Eugênio Martins de Paula Santos Lima, julgou improcedente a eleição da Setrinski devido a irregularidades na prestação de contas.
As contas do prefeito eleito haviam sido desaprovadas em novembro do ano passado pela não utilização de conta bancária, ou seja, a campanha estava sendo feito a partir de pagamentos em dinheiro vivo. A Lei Eleitoral especifica que todos os recursos utilizados em campanha devem ser discriminados e, para tanto, devem passar por uma conta bancária destinada a este fim.
Além disso, também foram encontradas irregularidades no pagamento de combustível e locação de veículos. Um nota de 333 litros foi encontrada pela justiça, no entanto, nenhum carro da campanha de Setrinski era movido a esse tipo de combustível.
Em nota publicada no Facebook, o prefeito cassado afirma que está com a consciência limpa, pois não fizera nada de irregular. "Não esperávamos por tal decisão, pois temos a plena consciência que não fizemos nada de errado durante a campanha, respeitaremos a decisão judicial, acreditamos na justiça sempre", diz em nota, Setrinski.
Ainda neste mesmo esclarecimento pela rede social, ele diz que seu departamento jurídico já estaria preparando recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). "Faremos o devido recurso que nos cabe, buscando discutir todas as razões pelas quais fomos acusados, e que levou o Juiz a decidir desta forma, comprovaremos e esclareceremos o que for preciso, de forma mudar esse entendimento do Juiz local, enquanto isso, vamos continuar a fazer nosso trabalho com toda a dedicação, em prol do povo de Inácio Martins, o qual nos elegeu de forma legítima, depositando a sua confiança, que não serão prejudicados de forma alguma, nunca mudarei minha forma de ser, de tratar bem as pessoas e ajudar fazendo o bem", finaliza.
A procuradora do município, Mirian Solange Kolicheski, confirmou que o prazo para a entrada com este recurso seria até esta segunda-feira (04). Porém, ainda na sexta (01) os advogados de Setrinski pediram um novo julgamento ao TRE.


Quem assume a prefeitura?
Enquanto as liminares de recurso estiverem sendo avaliadas, Lauri Setrinski continua cumprindo suas funções de prefeito de Inácio Martins. Se por acaso, tanto o TRE quanto o STE decidirem pela cassação, serão convocadas novas eleições para o município.


 

Texto: Guilherme Capello, da Redação
Foto: Arquivo


Publicado na edição 657, 06 de fevereiro de 2013.