Jogos Escolares completam 60 anos em 2013

Os Jogos Escolares do Paraná (JEP), que já foram Jogos Estudantis, Jogos Colegiais, completam 60 anos em 2013. No ano passado, tiveram sua maior edição com a participação de 61 mil pessoas, de 386 municípios nas fases regionais. A competição, destinada a adolescentes, estimula o desenvolvimento esportivo nas escolas paranaenses.
Os jogos são realizados pela Secretaria Estadual de Educação e organizados pela Secretaria Estadual do Esporte, com o apoio das prefeituras. O público são alunos das escolas públicas e privadas, separados em duas categorias: 12 a 14 e 15 a 17 anos. São disputados em 15 modalidades: atletismo, basquete, badminton, ciclismo, futsal, futebol, ginástica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez, além das modalidades para atletas de modalidades especiais.
"Entender como são realizados os Jogos Escolares é um pouco complexo para quem não vive a experiência de ver o sorriso de um atleta, que é um aluno, um adolescente que sonha em ser um ídolo. As várias fases que são realizadas nos revelam histórias emocionantes", resume o secretário do esporte Evandro Rogério Roman.
Os JEP começam nas aulas de educação física, em que cada professor identifica os melhores alunos nas suas modalidades e monta a seleção da sua escola. Alguns municípios realizam fases municipais para saber qual instituição vai representar a cidade, na fase regional. Nessa fase não há a participação do Governo do Estado, e a responsabilidade da realização é de cada Secretaria Municipal de Esporte.
CALENDÁRIO - Para 2013, o calendário dos Jogos Escolares do Paraná já está definido. A fase regional começa dia 26 de abril e se estende até o dia 25 de maio. A fase macrorregional acontece de 5 a 9 de junho. De 28 de junho a 6 de julho acontece a fase final da categoria B - 12 a 14 anos, e já existe a solicitação de sede para Guarapuava. A fase final da categoria A - 15 a 17 anos - tem data marcada para 9 a 17 de agosto, sem solicitação de sede ainda.



Texto: Agência de Notícias


Publicado na edição 660, 27 de fevereiro de 2013.