IPTU: Carnês são enviados pelo correio


 

Irati - Neste ano, a prefeitura de Irati enviará pelo correio os carnês do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Os carnês devem ser recebidos pelos munícipes nos próximos dias. Os carnês do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), taxa de vigilância sanitária e taxa de licença e localização devem ser retirados no departamento de tributação.

O primeiro vencimento ocorre em 15 de março. Aqueles que optarem por realizar o pagamento do IPTU à vista terão desconto de 5% (apenas para o IPTU, excluídas as taxas), com vencimento também para o dia 15 de março. Em caso de parcelamento, a parcela mínima é de R$ 21,16.


No caso de parcelas vencidas, o contribuinte deve retirar uma nova guia na prefeitura. Os impostos podem ser pagos nas agências da Caixa Econômica Federal, lotéricas e bancos credenciados.


A contribuição via IPTU e outras taxas são essenciais para o município. O valor arrecadado é investido em diversas áreas, como pavimentação, educação e saúde, entre outras. “A arrecadação do IPTU é importante para o município, pois com o valor arrecadado a administração pode investir na conclusão das obras em andamento, na ampliação do serviço de saúde, reforma e aquisição de equipamentos nas mais diferentes áreas, entre outras prioridades”, observa o prefeito de Irati, Odilon Burgath.


Com relação ao ano anterior, o IPTU terá um aumento de 5,96%, baseado no acúmulo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).


DEVEDORES

Os devedores em dívida ativa com o município serão cadastrados no Serasa (Serviço de Proteção ao Crédito). Quem desejar, deve procurar a secretaria de Tributação para renegociar a dívida, que pode ser parcelada em até 36 parcelas.


Texto e foto: Ascom Prefeitura de Irati