Hospital Darcy Vargas tem novo presidente

Barquet Ayub Filho substitui a médica Márcia Cristina Marins Martins




[caption id="attachment_24747" align="alignleft" width="420" caption="Barquet assume hospital até 2014"][/caption]

Rebouças - Há muito tempo representantes de setores importantes de administrações públicas utilizam critérios até certo ponto contestáveis para designar pessoas para comandar determinado setor. Muitas vezes ocorrem indicações políticas em detrimento ao perfil técnico. Com um discurso pautado nessas ponderações, a médica Márcia Cristina Marins Martins, renunciou ao cargo de presidente do hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, em Rebouças. Barquet Ayub Filho foi eleito na noite de sexta-feira, 8, como novo comandante da entidade durante uma assembleia realizada na Câmara de Vereadores.
O novo presidente irá concluir o mandato iniciado por Márcia. Com isso, ele irá permanecer no cargo até 2014.
Em sua explanação, Márcia afirmou que pediu demissão porque o hospital é adminis-trado com verbas do executivo municipal. Neste sentido, ele entende que o gestor da entidade deve ser uma pessoa de confiança e que faça parte do grupo ligado ao prefeito eleito de Rebouças, Claudemir dos Santos Herthel (PSDB).
"A mudança será boa para comunidade e para o hospital. Não faço parte da situação e nem da oposição, mas estou deixando o cargo para que aconteça uma sintonia maior entre o prefeito e o presidente, que podem conviver harmonicamente", diz Márcia. Se-gundo a médica, a indicação de forma polí-tica garante que o executivo possa fiscalizar se o dinheiro público está sendo bem apli-cado. Ela revela que continuará cumprindo suas funções administrativas no hospital e que pretende colaborar com a nova diretoria da entidade. "Trabalho na UTI do hospital de Irati [Santa Casa] e precisamos desta interação para receber os casos mais graves da região, inclusive de pacientes de Rebouças", sinalizou a ex-presidente.


Metas do novo presidente
Barquet disse que aceitou o convite de pessoas ligadas ao atual prefeito com o objetivo de auxiliar na reestruturação do hospital reboucense. Sua primeira medida como presidente da entidade foi convocar uma reunião na próxima quinta-feira, 14, com todos os funcionários do hospital. "Sabemos que será um desfio grande, mas queremos ajudar dentro das possibilidades e do nosso alcance. Não iremos medir esforços para buscar recursos e alternativas de custear o hospital", revela.
O novo presidente indica que pretende contar com o apoio da secretaria de Saúde, para reverter o déficit de custeio do hospital. "Essa situação não é só em Rebouças, mas nos municípios de todo o País. Sabemos que a população de Rebouças tem um coração bom e esperamos contar com o apoio de todos, pois a saúde não depende de classes sociais", avalia.


Composição da nova diretoria
Ainda fazem parte da diretoria do hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, o vice-presidente, Rômulo Molinari, o primeiro tesoureiro, José Rafael Mangoni, segundo tesoureiro, Beatriz Andrade Karenczuk Bortoleto, primeiro secretário Rosali Costa Molinari, e segundo secretário Gislaine Johnson.


 

Texto: Rodrigo Zub, com informações de Clayton Burgath.


Foto: Clayton Burgath


Publicado na edição 658, 13 de fevereiro de 2013.