Grupo teatral de Rio Azul ensaia a Paixão de Cristo

Rio Azul - O grupo teatral "Ri ou Chora" surgiu em Rio Azul, após a encenação da Paixão de Cristo. Um dos integrantes do grupo, Talbian Przybycz, que faz o papel de Jesus Cristo, afirma que a apresentação realizada em 2012 quase não ocorreu, justamente por falta de atores. "Ao final, conseguimos reunir um grupo de sessenta pessoas, graças à colaboração do grupo de jovens de Faxinal de São Pedro, interior do município", diz.
Przybycz ressalta que os participantes são todos amadores. Contudo, isso não significa que a qualidade na produção e interpretação fiquem a desejar. Para a apresentação de 2013, ele explica que os ensaios já estão ocorrendo há dois meses. "Neste ano, teremos algumas inovações, com a inclusão de mais cenas da Paixão. Por isso, a apresentação deve durar entre duas e duas horas e meia", ressalta.
O ator adianta que, neste ano, a encenação deverá começar com uma discussão entre Judas e Pedro. Porém, Przybycz não revela detalhes sobre a última cena.
Interessados em participar, podem comparecer em frente à Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, às 20h30, logo após a celebração das missas vespertinas.
No ano anterior, a encenação da peça "Paixão de Cristo", em Rio Azul, foi assistida por aproximadamente 1500 pessoas. A peça teve duração de uma hora e meia, e emocionou aos presentes. Segundo relatos, além da encenação em si, chamou a atenção de muitos uma enorme estrela cadente que durante a apresentação caiu, sumindo atrás da igreja (onde ocorria a cena). Em 2012, Rio Azul foi uma das poucas cidades de abrangência da Amcespar, que realizou esse tipo de apresentação.
Neste ano, o grupo vai contar com o apoio da recém-criada Secretaria de Cultura de Rio Azul, que irá dar o suporte necessário para a realização da encenação. A Paixão de Cristo, em Rio Azul será apresentada, na Sexta-Feira Santa, dia 29 de março, às 20h.


 

Texto: Clayton Burgath


Publicado na edição 659, 20 de fevereiro de 2013.