Goleiro iratiense assina com o Flamengo

Há dois anos João Paulo deixava Irati em busca de um sonho que se realizou na última semana: o goleiro assinou com o clube que tem a maior torcida do Brasil






[caption id="attachment_25164" align="alignleft" width="250" caption="A foto antiga mostra que o clube carioca sempre foi a paixão do garoto"][/caption]

Irati - A última sexta-feira (22) foi um dia de muita alegria para um jovem iratiense que deixou a cidade em busca de seu sonho. Goleiro desde que aprendeu a brincar com bola, João Paulo Kuspiosz, hoje com 18 anos, deixou Irati há dois anos para tentar a sorte no Rio de Janeiro, mas foi na última semana que o jogador teve a recompensa de todo o esforço, saudade e dedicação: João Paulo assinou contrato com Flamengo.
Mesmo atuando na categoria juniores, o goleiro treina com o time profissional desde novembro e já está bem cotado dentro do elenco.




História
Criado no bairro Rio Bonito, onde morava somente com sua mãe Neusa Chibilski, João Paulo, desde pequeno jogava como goleiro nas quadras do Parque Aquático. Com oito anos, entrou para a escolinha do professor Ico Ruva, onde aprendeu a competir, entrou em campeonatos e fez amizades. Aos 15 anos, o goleiro foi aprovado no teste do Iraty Sport Club, porém, nunca teve uma posição de destaque no time de sua cidade e foi justamente por isso, e incentivado por outros jogadores do time, que decidiu seguir carreira fora do clube e do estado. "Ele nunca teve dúvidas de que deveria ir embora. Eu, com medo de deixar meu filho se aventurar, perguntava diversas vezes se era isso mesmo que ele queria, mas ele nunca deixou de responder com firmeza que precisava seguir seu sonho", conta emocionada a mãe do goleiro.
Nesta época, João Paulo recebeu um convite para jogar no Serra Macaense, time da Macaé, no estado do Rio de Janeiro. De lá pra cá muita coisa aconteceu. Conheceu pessoas de destaque na área futebolística e sua humildade, dedicação e talento chamaram a atenção do olheiro Vagner Miranda, treinador de goleiros do Flamengo, que assistia ao jogo entre o Serra Macaense e Flamengo, pelo Torneio Octávio Pinto Guimarães, disputado pelos times sub-20 do estado do Rio de Janeiro no qual o próprio Flamengo foi campeão.





[caption id="attachment_25165" align="alignleft" width="420" caption="João divide bola com o profissional Cléber Santana"][/caption]

A mudança


Em entrevista com João Paulo, o jogador conta que foi uma surpresa e uma alegria muito grande quando o chamaram para fazer a adaptação no Flamengo. "É muito bom estar entre aqueles que sempre admirei. É uma sensação estranha porque um dia são seus ídolos, no outro você está lá treinando junto. Tem que mostrar muito trabalho, e esquecer a tietagem, senão não fica", comenta.
Segundo o goleiro, a proposta chegou à diretoria do clube do Serra Macaense no final do ano passado. "Eles me disseram que o Flamengo estava interessado em mim", comenta. Sendo assim, o time da capital carioca pediu para João Paulo ficar em um período de adaptação para ver se o jogador atendia às exigências do Urubu. Ao constatarem a habilidade do iratiense, o clube ofereceu contrato de dois anos para João Paulo. O contrato já foi assinado e o goleiro é, agora, oficialmente jogador do Fla.
Com apenas 18 anos, João Paulo demonstra maturidade de adulto e de profissional. Apesar de ter sido flamenguista quando criança, o iratiense afirma que quando se entra para o mundo do futebol é preciso ser profissional e deixar a paixão de lado, ainda assim, ele não esconde a felicidade pela contratação. "O Flamengo é um dos maiores times do mundo. Qualquer jogador brasileiro gostaria de jogar aqui", afirma.
Algo que ajudou muito para a adaptação do jogador foi o clima de amizade que ele encontrou no time. Segundo ele, o grupo o recebeu muito bem, o incentivou e deu dicas sobre o clube. "Fui recebido muito bem", diz. Ele também elogiou a postura dos goleiros do time profissional em relação aos guarda-redes da base. "Eu tenho treinado direto com os profissionais e o Paulo Victor e o Felipe são muito humildes. Dão dicas para melhorar meu desempenho" afirma o iratiense.
Ele recém chegou a um dos maiores times do Brasil, mas é audacioso e pretende dar voos ainda maiores em sua carreira. "Eu quero sempre buscar o melhor, nunca me acomodar com o hoje. Meu grande sonho seria chegar a um grande time da Europa, mas é claro que vou dar um passo de cada vez. Se Deus quiser, a minha hora um dia irá chegar", finaliza o garoto.




[caption id="attachment_25161" align="aligncenter" width="257" caption="Sempre atuando como goleiro, ele exibe as medalhas de quando ainda nem imaginava se tornar profissional"][/caption]

 

[caption id="attachment_25163" align="aligncenter" width="420" caption="Desde o dia 22, o iratiense é oficialmente jogador do Flamengo"][/caption]

 

Texto: Guilherme Capello e Sandra Mosson, da Redação
Fotos: Arquivo Pessoal


Publicado na edição 660, 27 de fevereiro de 2013.