Com Dedé novamente no comando, Ivaí está pronto para a Série Ouro

Centro Sul - Ivaí tem 12 mil habitantes e uma paixão: o futsal. O time que representa a cidade irá disputar pela primeira vez a elite do Campeonato Paranaense de Futsal. O responsável em comandar o "Verdão" dos Campos Gerais será o iratiense, André Demczuk (Dedé), que permanece na equipe após o título da Série Prata 2012. Além dele, toda a comissão técnica foi mantida.
Já dentro de quadra, o ano de estreia será cheio de novidades. Seis jogadores foram contratados nesta semana para atuar no Ivaí. Entre eles está o ala Ricardo Virtuoso, que permaneceu três temporadas no futsal de Guarapuava, e o goleiro Alesi, ex- Paraná Clube. Os outros atletas que já foram integrados ao grupo são: o goleiro Dia (ex- São João do Ivaí), os alas, Murilo que atuava na equipe sub-20 do Iraty, além de Bruno Sales e Vitor. Eles se juntam ao pivô Ninho, ex- Pato Futsal, que foi contratado anteriormente pelo clube.
O goleiro Diego; os alas Pirulito, Fernando e Juan; os alas Rato e Alemão; e o pivô Clade, são os remanescentes de 2012.
Segundo o treinador André Demczuk (Dedé), até o início da temporada devem chegar novos reforços. "Queremos avaliar alguns atletas que estão vindo, alguns que a gente teve só referências e não teve contato na quadra. Queremos avaliar o que o plantel vai necessitar. De acordo com o nosso orçamento temos a possibilidade de trazer mais um jogador", afirma Dedé. O técnico busca um jogador que atue na ala/ fixo.


Bicho papão no caminho
Logo na primeira partida de sua história na Série Ouro, o Ivaí enfrenta um grande desafio. O time de Dedé encara o atual bicampeão do Campeonato Paranaense de Futsal. Para o pivô Clade, a oportunidade de enfrentar o Cascavel, fora de casa, será importante para que a equipe adquira confiança e experiência, para encarar equipes que estão acostumadas a disputar esta competição. "A gente sabe que o primeiro jogo é muito difícil, mas esperamos fazer um grande ano e um grande jogo", afirma o pivô Clade.


Mudanças fora de quadra
O ano começou com mudanças dentro e fora de quadra para o Ivaí. Didi assumiu a presidência do clube no lugar de Luiz Cláudio de Roco. O novo presidente já comandou o Ivaí em 2009 e atualmente também exerce o cargo de secretário de Esportes na gestão do atual prefeito Jorge Sloboda. Para o novo presidente, o principal objetivo da equipe na competição é permanecer na elite do futsal paranaense. Os dois últimos colocados da Série Ouro serão rebaixados para a divisão de acesso em 2014. "É um ano de promessa não só para o time, mas para o município que engrandece. A gente não vai fazer uma equipe para ser campeão, mas para se manter entre os grandes do futsal", diz Didi.


Auxílio da prefeitura
Para alívio do torcedor ivaiense, a prefeitura resolveu continuar subsidiando cerca de 65% da receita do clube, assim como o principal patrocinador que aumentou os investimentos para esta temporada. Desta forma, o "caçula" da Série Ouro pretende surpreender os gigantes do Estado.
Dedé revela que a folha de pagamento da equipe deve girar em torno de R$ 22 mil.
"Felizmente, conseguimos patrocinadores fortes e vamos continuar com o apoio da Prefeitura. Vamos melhorar a nossa estrutura e tentar colocar em prática a experiência que a gente teve ao longo destes anos de trabalho", relata o presidente.


 

Texto: Rodigo Zub


Publicado na edição 659, 20 de fevereiro de 2013.