Agências do Trabalhador ofertam 19 mil vagas disponíveis no Paraná

As Agências do Trabalhador de todo o Estado têm disponíveis mais de 19 mil vagas de emprego. Na agência de Curitiba são 7 mil vagas; Guarapuava oferece 197, e em Teixeira Soares duas vagas estão abertas - para auxiliar de linha de produção e viveirista florestal. A lista completa de vagas, por agência, pode ser encontrada no site da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (www.trabalho.pr.gov.br), no menu Agência do Trabalhador.

Em Curitiba, a maioria das vagas é para o setor de alimentação. Há oportunidades para atendentes de cozinha (258 vagas), cozinheiros ( 183, saladeiros (104)) atendentes de balcão (259), atendentes de lanchonete ( 204), caixa de bar, lanchonetes e restaurantes (114), padeiros ( 55) pizzaiolos (28) e garçons ( 79). Os supermercados oferecem 212 vagas de caixas e 176 vagas de repositores, entre outras oportunidades.

No setor de Construção Civil, na capital, estão disponíveis vagas para pedreiros (207), serventes de obras (343), carpinteiros (65), azulejistas (33), eletricistas (101) e pintores ( 36), entre outras.

Na Indústria, a Agência de Curitiba oferta vagas para auxiliares de linha de produção (298), operadores de máquinas fixas ( 40), fresadores (24). Há vagas disponíveis também para serventes de limpeza (287) oficiais de serviços gerais ( 183), auxiliares de carga e descarga ( 165), frentistas ( 95), operadores de telemarketing ( 140) promotores de vendas ( 142), vendedores ( 211) motoristas ( 156) e caixa de loja (148).

Os profissionais com formação universitária encontram vagas para farmacêutico, analista contábil, gerente de recursos humanos, bibliotecário e programador de internet, entre outras colocações.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, nos últimos dois anos cerca de 234 mil trabalhadores conseguiram uma colocação por meio da Agência do Trabalhador. “Esse é um importante serviço que a Secretaria presta, auxiliando os empregadores a encontrarem mão de obra e possibilitando aos trabalhadores a inserção no mercado de trabalho”, afirma.

Para o gerente da Agência Curitiba, Rafael dos Santos, o início do ano é um bom momento para os que buscam o primeiro emprego. “Temos oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Mais da metade das vagas não exige experiência anterior. É a chance para os jovens que procuram o primeiro emprego ou para pessoas que querem mudar de área”, analisa.

Em Curitiba, todas as segundas e quartas-feiras, às 10h30 a agência oferece palestra sobre empregabilidade, com informações sobre como elaborar um currículo e como se preparar adequadamente para entrevista.

Os trabalhadores interessados em uma vaga devem comparecer às agências com documentos pessoais (carteira de trabalho, RG e CPF).

Texto: Da Redação/AEN