Santa Casa de Irati pede ajuda aos municípios da região - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Santa Casa de Irati pede ajuda aos municípios da região

Irati - O prefeito de Irati, Odilon Burgath, e o vice-prefeito, Renato Berger, receberam na manhã de quarta-feira (24) uma comissão de representantes da Santa Casa de Irati. Os representantes de hospital estão visitando os municípios da região para solicitar auxílio financeiro das prefeituras, com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes, uma vez que a Santa Casa é o hospital de referência regional.
"Temos interesse em oferecer à nossa população o melhor atendimento possível, pois sabemos que a saúde é primordial. Desta forma, a Santa Casa tem a garantia de que iremos trabalhar em conjunto. Precisamos verificar como podemos expandir o atendimento, quais são as propostas e o que está a nosso alcance", disse o prefeito de Irati, dando início à reunião. Também participaram do encontro o secretário municipal de Saúde, Leandro Ditzel, e o secretário municipal de Finanças, Luiz Valdir Slompo.
A primeira reivindicação do provedor da Santa Casa, Germano Strassmann, foi a readequação do estacionamento para os taxistas, a qual, assegurou Odilon, será atendida com brevidade e passada aos secretários responsáveis.
A comissão informou que a aquisição de equipamentos e modernização do atendimento não é o maior problema do hospital, mas sim o custeio para o seu do funcionamento, pois mensalmente a instituição tem um déficit de R$ 70 mil. De acordo com Strassmann, o problema acontece devido a diversos fatores, entre eles uma defasagem entre o serviço prestado pelo hospital e o valor recebido do Estado, que é de aproximadamente 20%.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Ditzel, destacou que uma das dificuldades do município com relação à saúde é a carência de cirurgias eletivas e que a possível volta de Irati ao Consórcio Intermunicipal de Saúde deve ser discutida antes de se tomar a decisão de uma parceria. O secretário municipal de Finanças, Luiz Valdir Slompo, destacou que a prefeitura está disposta a auxiliar o hospital, mas deve estudar a viabilidade financeira do acordo proposto, pois o município tem grande parte do orçamento deste ano já comprometido.
Para estudar a melhor solução e possibilidade de um acordo, serão criadas duas novas comissões, uma com integrantes da secretaria municipal de Saúde e outra da Santa Casa. As comissões devem juntar dados que auxiliem na elaboração de um plano de ação. Elas devem se encontrar em reunião agendada para o dia 4 de fevereiro.


Texto e foto: Ascom Prefeitura de Irati

Publicado na edição 656, 30 de janeiro de 2013.