O prefeito garante atenção dobrada à saúde
[caption id="attachment_23368" align="alignright" width="420" caption="Rogério se emocionou ao falar da família"]
Mallet - Mais uma vez o prefeito Rogério de Almeida (PV) passou por uma cerimônia de posse. Isso já havia acontecido no ano de 2005, quando ele assumiu pela primeira vez o cargo de prefeito de Mallet. Nas eleições seguintes, ele foi vencido nas urnas por César Flenik (PMDB), no entanto, no pleito de 2012 Rogério se elegeu com 65% dos votos e agora recebe novamente a responsabilidade de ser o chefe do executivo municipal de Mallet.
Em seu discurso, Flenik afirmou lembrar-se que, ao assumir o cargo de prefeito, há quatro anos, tinha três principais compromissos: com a educação, com a saúde e com a agricultura. "Saio com a cabeça erguida, da mesma forma que entrei, sabendo que cumpri minha parte com essas áreas", disse.
O ex-prefeito comentou que em seus 42 anos de vida pública sempre procurou fazer o seu melhor e que quem o conhece e ao seu trabalho saberia reconhecer tal afirmação.
[caption id="attachment_23371" align="alignright" width="420" caption="Prefeito, vice e vereadores sentaram-se juntos durante a posse"]
Em relação aos embates políticos, Flenik afirmou que muitos dos conflitos foram gerados por cabos eleitorais. Contou um caso peculiar da disputa ao cargo de prefeito de Mallet. "Eu e o Rogério estamos envolvidos em um caso que talvez seja único em todo o mundo. Somos vizinhos de muro que disputaram ao cargo de prefeito nas eleições", descontraiu.
Apesar da campanha ter gerado, aparentemente, muitos atritos entre os dois, o ex-prefeito desejou que Rogério faça uma boa administração municipal. "Não é porque eu estou saindo e ele está entrando que eu vá desejar algum mal para ele, pelo contrário. Ele assume como prefeito, assume a liderança sobre 13 mil habitantes e ele tem essa responsabilidade, por isso desejo que ele faça o melhor por esse 13 mil filhos que ele tem para cuidar", afirmou. Da mesma forma, ele desejou aos vereadores que façam um excelente trabalho e que não atrapalhem o prefeito, mas sim somem com ele para o benefício da população.
Flenik afirmou que nos últimos anos Mallet cresceu e se desenvolveu. "Tivemos grande geração de empregos e isso só vem a valorizar o município. Em três anos, tivemos 300 alvarás para a abertura de novas empresas. Esse progresso não foi trazido por mim e nem pelo Rogério, em sua primeira administração, mas foi o povo quem trouxe", garantiu o ex-prefeito.
Defendendo sua própria administração, Flenik comentou que deixa em boas condições as secretarias de Saúde, Educação e Pátio de Máquinas a Rogério e que deixa pago todos os salários de dezembro e os décimos terceiros de todos os funcionários da prefeitura.
O ex-prefeito também aconselhou Rogério a se cercar de bons secretários que o ajudem na administração do município, pois, segundo Flenik, seu secretariado foi muito bom. "Em quatro anos eu não troquei nenhum secretario e nenhum diretor de departamento", disse.
O prefeito empossado, Rogério de Almeida, agradeceu a todos os eleitores que confiaram a ele e ao seu vice, Antonio Carlos Guimarães (Toninho), a responsabilidade de administrar o município de Mallet. No entanto, garantiu que a gestão será feita para todos os cidadãos malletenses, sem qualquer distinção. "Queremos a melhoria da qualidade de vida da nossa população", afirmou.
Emocionado, ele agradeceu muito a sua família por todo o apoio, carinho e compreensão durante a campanha eleitoral e enfatizou a fato de sua mãe, com mais de 80 anos, estar presente na sessão de posse.
Rogério afirmou que o ano de 2013 representará um grande desafio para o executivo municipal, principalmente em relação à saúde, área da qual ele vem enfatizando a importância de melhorias desde a campanha eleitoral. "Temos que melhorar o atendimento à nossa população", comentou. Ainda assim, o prefeito disse que ainda não divulgaria o nome do secretário que assumiria a pasta, mas que já haviam nomes sendo discutidos.
Ele pediu paciência aos eleitores, pois disse que as mudanças não acontecem de forma momentânea. Segundo ele, os seis primeiros meses servirão para colocar a "casa em dia" e a partir de então as ações começarão a ser mais efetivas em Mallet.
Por fim, o Rogério afirmou que a partir do dia dois de janeiro, ele Toninho estariam tomando uma série de decisões. Entre elas, as férias de 260 funcionários da prefeitura que estão com este direito atrasado.
Texto: Guilherme Capello, da Redação
Fotos: Sandra Mosson, da Redação
Vereador mais jovem da história de Mallet é o novo presidente da Câmara
Trinta e um anos depois de sentar pela primeira vez na bancada da Câmara de Mallet, como vereador mais jovem da história da cidade, com apenas 19 anos, Orlando Schiliga (PV), irá comandar a Casa de Leis, a partir de 2013. Presidente da única chapa que se inscreveu para concorrer à eleição da mesa diretora da Câmara, Schiliga foi eleito com oito votos a favor e um contra.
Ainda fazem parte do quadro executivo da câmara os vereadores Nivaldo Blocki (PSB), como vice-presidente; João Osmar de Andrade (Baixinho), do PT, eleito primeiro secretário e Marcelo Hluszko (PSDC), escolhido para assumir a segunda secretaria.
Também foram eleitos nas eleições de 7 de outubro do ano passado em Mallet, os vereadores, Natal Cararo (PMDB), Mariza Zakszeski Karvoski (PSB), Eulalia Sobanski Horn (Lala), do PMDB, José Ivo Rodrigues (PP) e Albino Novacki (PV).
Texto: Rodrigo Zub, Rádio Najuá
Publicado na edição 652, 04 de janeiro de 2012.