Rapaz preso por dirigir com o triplo de dosagem alcoólica permitida

Irati - Pela Lei 12.760, de 20 de dezembro de 2012, a chamada “Nova Lei Seca” é considerado inapto para a direção o motorista com concentração igual ou superior a seis decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar – constatado pelo sopro no etilômetro (bafômetro), que é o instrumento usado pela polícia para averiguar de forma prática a dosagem alcoólica dos motoristas.

Na tarde desta quinta (10), um jovem foi preso na localidade de Guamirim, zona rural de Irati, por estar na condução sob efeito de 1,07mg/l de álcool, ou seja, mais que o triplo do permitido. O flagrante ocorreu por volta das 14h50, quando um chamado aos policiais atentou para o fato de que dois rapazes percorriam as ruas da localidade a bordo de um Ford Escort proferindo ameaças contra os moradores.

A polícia abordou e identificou os dois jovens, mas o solicitante se recusou a apresentar queixa contra os dois pelas ameaças sofridas. Os PMs observaram que os dois estavam completamente bêbados.

O condutor do automóvel foi levado até a sede da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, onde foi submetido ao teste de alcoolemia, atestando a taxa alcoólica indicada. Diante do flagrante, o rapaz foi levado até a delegacia para a lavratura do flagrante.

Um jovem não habilitado, de 21 anos, também foi flagrado sob influência de álcool. O bafômetro aferiu a presença de 0,26mg/l. O flagrante ocorreu a 1h24 da madrugada de sábado (12). Ele dirigia um Celta vermelho. A polícia não informou o local da ocorrência.

O rapaz foi notificado e o veículo foi liberado para uma pessoa habilitada.

Outro caso de flagrante de condução sob influência alcoólica foi registrado na madrugada de domingo (13), às 5h30. Durante patrulhamento pela Rua Expedicionário José de Lima, no Rio Bonito, os policiais averiguaram que um Gol que transitava por ali havia colidido contra um Palio.

A equipe abordou o condutor do Gol, que evidenciava sinais de estar embriagado. Submetido ao teste bafométrico, foi flagrado com teor alcoólico de 0,66mg/l. Foram lavradas as notificações e o boletim de acidente. O rapaz foi levado à delegacia, para lavratura do flagrante.

Texto: EK, da Redação, com informações da PM
Publicado na edição 654, de 16 de janeiro de 2013