"Queremos que o Consórcio de Saúde além de funcionar, progrida", defende o novo presidente do CIS-Amcespar
Centro Sul - O prefeito municipal de Imbituva, Bertoldo Rover (PSD), assumiu a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amcespar) preocupado em retomar a oferta de exames e consultas especializadas no menor período de tempo e com novas ideias para aprimorar o funcionamento da entidade.
"Inicialmente, o principal objetivo é que ainda neste mês o Consórcio já esteja funcionando", afirma Rover. Ele explica que devido à mudança dos prefeitos municipais e do presidente do CIS-Amcespar, todos os contratos com os profissionais prestadores de serviço foram rescindidos, conforme determinações legais. "O Consórcio está parado, temos que contratar todos os médicos e dentistas novamente o mais breve possível, pois há várias consultas em espera", diz o prefeito.
Atualmente o Consórcio Intermunicipal de Saúde é formado pelos municípios de Imbituva, Mallet, Rio Azul, Rebouças, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares e Guamiranga. O maior cotista é justamente Imbituva, município cujo prefeito está à frente da entidade. O município detém 25% das cotas de consultas e exames especializados oferecidos CIS-Amcespar. Rover comenta que este percentual pode ser alterado caso o prefeito de Irati, Odilon Burgath, opte por voltar a fazer parte da entidade.
Ao falar sobre as novas estratégias de trabalho que pretende estabelecer no comando da entidade, Rover defende que sejam buscados mais recursos junto ao Governo Federal. "Vamos dar uma atenção diferenciada, para fazer com que o Consórcio de Saúde além de funcionar, progrida", defendeu o presidente do CIS-Amcespar.
Ele reconhece que há um grande déficit no setor de saúde, não só na região Centro Sul, mas em todo o país e que cada vez mais precisam ser buscados recursos em outros entes da federação, não ficando apenas a cargo dos municípios os investimentos.
"Dia-a-dia a área de saúde requer mais gastos, devido à necessidade da população pelos atendimentos", diz. Ele também defende que é preciso aproximar os profissionais especialistas em saúde dos moradores dos municípios da região. "Pretendemos oferecer um maior número de especialidades em Irati, para que as pessoas não precisem sair às 4 horas da manhã para fazer, em Curitiba, um exame que leva 10 minutos", finaliza Rover.
Alteração no estatuto
A eleição da nova diretoria do CIS-Amcespar aconteceu no dia 04 de janeiro, na sede da entidade. Para que o novo presidente fosse escolhido houve mudança no estatuto do Consórcio de Saúde que, até então proibia que o prefeito de um município inadimplente - como é o caso de Imbituva, que deve R$ 357 mil à entidade - presidisse o Consórcio. Devido a este fato, as eleições que seriam dia 18 de dezembro foram adiadas para o dia 04, quando Bertoldo Rover foi eleito presidente do CIS-Amcespar por unanimidade de votos. Ocupam os outros cargos da diretoria o vice-presidente, prefeito de Inácio Martins, Lauri Setrinski e a tesoureira, prefeita de Guamiranga Telma Fenker.
Novo administrador é escolhido
Houve ainda, por determinação do presidente, mudança do administrador do CIS-Amcespar. Deixou a função, a enfermeira Ana Maria Gerei e assumiu o economista Luís Fernando Zanon de Almeida.
Texto: Letícia Torres, da Redação
Publicado na edição 653, 09 de janeiro de 2013.